Topo

Mergulhadores acham a caixa-preta de avião que caiu no mar, diz Indonésia

Do UOL, em São Paulo

11/01/2015 11h31Atualizada em 12/01/2015 07h42

Mergulhadores indonésios encontraram neste domingo (11) uma das duas caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo em 28 de dezembro do ano passado no mar de Java, informou o ministério do Transporte.

No entanto, a caixa permanecem no fundo do mar porque estão presas sob os destroços da fuselagem do aparelho, disse o ministério.

O voo QZ8501 da AirAsia perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo durante o mau tempo quando estava a menos da metade do caminho entre as cidades de Surabaya e Cingapura.

Na segunda-feira, os mergulhadores tentarão mudar a posição dos destroços para tentar chegar à caixa-preta.

"Contudo, se estes esforços falharem, a equipe, então, vai erguer o corpo principal [da aeronave], usando a mesma técnica com balões utilizada anteriormente para erguer a cauda", disse Tonny Budiono, um alto funcionário do ministério.

A cauda da aeronave, trazendo a logomarca vermelha da AirAsia, foi retirada da água no sábado, usando balões gigantes e um guindaste.

Participam das buscas embarcações de Estados Unidos, China e de outros países.

Os esforços de resgate, que envolvem navios americanos e chineses, resgatou até o momento 48 corpos. (Com Agências internacionais)