Topo

Esse conteúdo é antigo

Escultura de 25 mil anos feita com ossos de mamute é encontrada na Rússia

Ainda não se sabe o propósito da escultura gigante - A. J. E. Pryor et al., 2020/Antiquity
Ainda não se sabe o propósito da escultura gigante Imagem: A. J. E. Pryor et al., 2020/Antiquity

17/03/2020 17h13

Arqueólogos descobriram uma escultura de 12,5 metros de extensão feita há 25 mil anos com ossos de mamute no local que hoje é a cidade de Voronezh, na Rússia. Os cientistas agora trabalham para desvendar o que levou os homens da era do gelo a construírem a estrutura.

Essa não foi o primeiro monumento do tipo já encontrado no Leste Europeu - mas é o mais antigo. Para construir a escultura, foram utilizadas centenas de ossos de aproximadamente 60 mamutes diferentes. Em entrevista ao site Gizmodo, o autor da pesquisa admirou o esforço necessário para montar a estrutura:

"Pegar tantos ossos, de pelo menos 60 mamutes diferentes, é um desafio e tanto. Eles precisariam ser retirados de caças recentes, ou de carcaças mortas há tempos. De qualquer forma, ossos de mamute são muito pesados, especialmente os frescos. Carregá-los deve ter exigido um esforço enorme", comentou Alexander Pryor, da Universidade de Exeter.

A principal hipótese dos cientistas é que o local tenha sido usado para rituais, mas ainda não se sabe de que tipo. Pode ser que os buracos ao redor da estrutura tenham sido utilizados para queimar comidas ou ossos, ou então para depositar lixo e materiais que sobraram de construções.