PUBLICIDADE
Topo

China vai relatar casos assintomáticos de covid-19 em sua contagem diária

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/03/2020 10h49

As autoridades de saúde chinesas incluirão casos assintomáticos do novo coronavírus em sua contagem oficial a partir de amanhã. A medida ocorre em meio à crescente preocupação com pessoas que não apresentam sintomas da covid-19 — 1.541 estavam sob observação médica até ontem, segundo a Comissão Nacional de Saúde (NHC na sigla em inglês).

As autoridades também vão reforçar ainda mais as regras de triagem e quarentena direcionadas a casos assintomáticos, disse Chang Jile, funcionário sênior do NHC, em uma entrevista coletiva em Wuhan. Até agora, casos assintomáticos não eram contados como casos confirmados pelas diretrizes do governo chinês.

Agora, casos assintomáticos, bem como seus contatos próximos, serão isolados por 14 dias imediatamente após a descoberta. Sua quarentena só será levantada depois que o teste for negativo para coronavírus duas vezes, em testes administrados com 24 horas de intervalo. Se eles desenvolverem sintomas durante o isolamento, serão casos confirmados e submetidos a tratamento em hospitais designados.

Uma mulher na província de Henan, no centro da China, foi infectada com o vírus na semana passada após entrar em contato com um amigo, um médico local que mais tarde foi identificado como um caso assintomático. A história deixou a população apreensiva enquanto o governo chinês se prepara para suspender as medidas de bloqueio no epicentro original da pandemia.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

Coronavírus