Topo

Esse conteúdo é antigo

Sonar em barco registra uma suposta nova aparição do 'monstro do Lago Ness'

O sonar do barco de passeios no Lago Ness registrou uma nova suposta aparição do "monstro" do lago (área branca da foto) - Reprodução/Daily Record/Peter Jolly
O sonar do barco de passeios no Lago Ness registrou uma nova suposta aparição do 'monstro' do lago (área branca da foto) Imagem: Reprodução/Daily Record/Peter Jolly

Do UOL, em São Paulo

05/10/2020 08h09

Ronald Mackenzie, diretor da empresa de passeios de barco no Lago Ness, na Escócia, afirma que o sonar do barco — dispositivo disponível que emite ondas sonoras sob as águas para localizar a posição de objetos submersos — registrou uma nova suposta aparição do "monstro" do lago com mais de 10 metros de comprimento.

Segundo o homem, a imagem foi captada na última quarta-feira (30) enquanto ele comandava uma das embarcações do local. "Foi um dia meio ruim e tínhamos apenas 12 passageiros. Estávamos na metade do caminho de Invermoriston, onde viramos. A água tem 189 m de profundidade lá. Os passageiros ficaram bastante entusiasmados porque tínhamos acabado de avistar uma águia marinha, mas então vi no sonar algo mais apelativo", contou o homem ao site Daily Record.

O homem de 49 anos disse nunca ter avistado algo desta dimensão no local mesmo trabalhando há mais de 30 anos na região.

"Ficava bem no meio do lago, a cerca de 170 metros de profundidade. [O que apareceu] Era grande — com pelo menos 10 metros. O contato durou 10 segundos enquanto passávamos. Estou no lago desde os 16 anos e nunca vi nada igual. Temos um sonar de última geração no novo barco. Não mente. Ele captura o que está lá."

Para o homem, a imagem captada pode indicar a presença de uma grande enguia ou mesmo o monstro do lago, conhecido popularmente como Nessie.

"Acredito que haja algo no lago que ninguém sabe o que é, seja uma enguia grande, um esturjão ou um peixe grande de algum tipo — ou mesmo Nessie."

Craig Wallace, especialista em sonar, afirmou que a imagem é "100% genuína", mas acredita que a aparição não seja do famoso monstro.

"Eu acredito que haja um esturjão grande no Lago Ness. Pode ser um esturjão ou um pequeno cardume de peixes. Mas é certamente um contato fascinante e interessante e, sem dúvida, acrescenta ainda mais ao debate sobre Nessie."

Já Steve Feltham, responsável pelo recorde mundial pelo maior tempo de vigília em busca do monstro, conta que a imagem é a evidência "mais convincente" da existência da criatura.

"É extremamente emocionante. Conheço Ronald Mackenzie há 30 anos. Ele é um rapaz que não busca publicidade e foge das fantasiosas teorias de Nessie. Eu definitivamente acho que Nessie é um animal. Acho que estamos cada vez mais perto de encontrar a resposta", contou.

O Registro Oficial de Avistamentos de Monstros do lago aceitou, somente este ano, oito supostos avistamentos da criatura.