Topo

Esse conteúdo é antigo

De megafone, Biden promete unir EUA e que 'se errar, vai admitir'

Joe Biden discursa em Scranton, na Pensilvânia - Angela Weiss / AFP
Joe Biden discursa em Scranton, na Pensilvânia Imagem: Angela Weiss / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/11/2020 17h28

O candidato democrata Joe Biden aproveitou o dia de encerramento das eleições presidenciais americanas para voltar ao seu estado natal e discursar prometendo unir os Estados Unidos. Na Pensilvânia, Biden se manteve de máscara por todo o tempo e usou um megafone para fazer suas palavras chegarem às dezenas de pessoas que ouviam nas ruas da sua terra natal.

"Eu prometo o seguinte, tenho orgulho de ser democrata e os que me elegeram vão ter o presidente dos Estados Unidos. Não vai haver estados democratas, estados republicanos, Joe Biden vai unificar os estados", discursou o rival do atual presidente Donald Trump.

Biden, que lidera as intenções de votos em pesquisas mais recentes, também afirmou que assumirá possíveis erros durante sua gestão.

"Prometo a todos, vou me responsabilizar, se errar, vou admitir, mas nunca vou voltar atrás na minha palavra", disse o democrata, que se comparou com o candidato republicano.

"Vocês sabem quem é o Donald Trump. Mas quem somos nós? Nós escolhemos a esperança e não o medo, a verdade e não mentira, e ciência e não ficção", afirmou Biden, em referência à oposição de ideias que os candidatos apresentam sobre a pandemia do novo coronavírus.

Memória do filho morto

Biden ainda lembrou a morte do seu filho Beau e como uma declaração de Trump o afetou especialmente por isso. Beau morreu em 2015 aos 46 anos, vítima de um câncer no cérebro. Ele era um veterano de guerra que participou de combates no Iraque.

"O presidente já disse muitas coisas não muito boas, mas a que mais me incomodou é a que veteranos de guerra são perdedores e otários. Meu filho foi condecorado na guerra e ele não era um perdedor. Veteranos são pessoas que entendem o que é sacrifício, e o presidente não sabe o que é o sacrifício", afirmou Biden.

O democrata iniciou o dia justamente visitando o túmulo de Beau em Delaware, estado em que Biden começou sua carreira política.