Hora de deixar o partidarismo, diz Biden com início da transição de governo
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que as eleições acabaram e que é hora de deixar o partidarismo de lado. Ontem, a GSA (Administração de Serviços Gerais, na sigla em inglês) autorizou o início do processo de transição entre os governos.
Desde a eleição de Biden, há duas semanas, o presidente Donald Trump se recusa a reconhecer o resultado da votação. O atual presidente dos EUA vem acusando, sem provas, o processo eleitoral de fraude. O republicano entrou com ações judiciais em mais de um colégio eleitoral para recontagem dos votos.
"As eleições acabaram. É hora de deixar de lado o partidarismo e a retórica projetada para demonizar um ao outro", escreveu Biden nas redes sociais. "Temos que estar juntos."
Até então, Trump bloqueava o acesso da equipe de Biden ao processo de transição — segundo a Folha de S.Paulo, sua equipe atuava para que o GSA não assinasse o documento que admite o início do procedimento. A agência alegava, até o momento, que o resultado das eleições ainda não era oficial e, por isso, não poderia autorizar a transição.
No último dia 12, a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, pediu que os republicanos aceitassem os resultados das urnas para que o legislativo pudesse voltar a discutir pautas importantes. "Parem o circo e comecem a trabalhar no que realmente importa para o povo americano".
Sem reconhecer a vitória de Biden nas eleições americanas, membros do partido republicano seguiam em uma ofensiva para conseguir a recontagem de votos em estados-chave.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.