Topo

Esse conteúdo é antigo

Veículo invade área de pedestres em cidade alemã e mata 5 pessoas

1.dez.2020 - Área de pedestres na cidade de Trier, onde um atropelamento matou pelo menos duas pessoas e deixou outros feridos - Reutres
1.dez.2020 - Área de pedestres na cidade de Trier, onde um atropelamento matou pelo menos duas pessoas e deixou outros feridos Imagem: Reutres

Do UOL, em São Paulo

01/12/2020 11h27Atualizada em 01/12/2020 19h07

Pelo menos cinco pessoas morreram em um atropelamento que deixou pelo menos 15 feridos hoje, em uma área de pedestres em Trier, pequena cidade no sudoeste da Alemanha, segundo a polícia local. Entre as vítimas está um bebê de nove meses.

"Prendemos uma pessoa, um veículo foi apreendido", disse a polícia em sua conta no Twitter, acrescentando que "as causas ainda não foram determinadas". O motorista, de 51 anos, foi detido e está prestando depoimento. De acordo com as primeiras informações, ele seria morador da região.

Quinze pessoas ficaram feridas, algumas "gravemente", segundo o prefeito da cidade, Wolfram Leibe, referindo-se a um "motorista louco". Muito emocionado, ele descreveu um tênis encontrado junto ao corpo sem vida de uma jovem, ao qual pertencia. Várias crianças estão entre os feridos, segundo a mídia local.

A polícia ainda não conseguiu determinar se foi um acidente, o gesto de uma pessoa desequilibrada ou um possível ataque. Um curto vídeo da zona de pedestres mostrava barracas viradas e destroços na calçada. Os agentes de segurança pediram que as pessoas evitem a área do acidente.

O porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, Steffen Seibert, lamentou o ocorrido no Twitter. "O que aconteceu em Trier é chocante. Nossos corações estão com os familiares das vítimas, com os muitos feridos e com todos aqueles que estão cuidando dos afetados", escreveu ele em nome do governo.

Atropelamento aconteceu em área fechada para carros

De acordo com relatos da mídia local, o motorista de uma Rand Rover escura teria dirigido a mais de 70 quilômetros por hora pelo centro da cidade, incluindo uma popular e movimentada rua comercial.

"Foi uma cena de terror", lamentou um porta-voz da polícia em canais de notícias 24 horas. Além dos 15 feridos, "muitas pessoas traumatizadas precisam de cuidados", disse.

Outro vídeo postado nas redes sociais mostrava um veículo SUV, com o capô abaixado, cercado por viaturas policiais. Um homem aparece sendo algemado e deitado na calçada por vários policiais.

Em outras imagens, é possível ver a desolação de quem testemunhou o acidente em uma área de pedestres onde uma grande árvore de Natal foi montada. Equipes de resgate realizam massagem cardíaca em uma vítima. No final do vídeo, o corpo de outra vítima aparece sob um cobertor.

A cidade histórica de Trier é muito visitada por turistas devido às ruínas romanas e está localizada a cerca de 193 quilômetros a oeste de Frankfurt, perto da fronteira com Luxemburgo.

Ameaças jihadista e da extrema direita

Desde 2009, as autoridades alemãs frustraram 17 tentativas de ataque, a maioria desde o atentado de 2016, de acordo com o Ministério do Interior. Recentemente, um sírio de 20 anos matou um transeunte com uma faca numa rua em Dresden e feriu um segundo por motivações islamitas. Ele foi preso.

A polícia também desmantelou na primavera de 2020 na Renânia do Norte-Vestfália uma célula de supostos terroristas do Tadjiquistão ligados ao grupo Estado Islâmico, segundo o promotor antiterrorismo, Peter Frank, em 1º de novembro. "A Alemanha e a Europa Ocidental ainda estão na mira dos islâmicos radicais", alertou.

Desde 2013, o número de islâmicos considerados perigosos na Alemanha aumentou cinco vezes e atualmente é de 615, de acordo com o Ministério do Interior. O número de salafistas é estimado em cerca de 11.000, o dobro de 2013.

Em 2020, 320 novas investigações foram abertas na Alemanha envolvendo uma ameaça islâmica, um número em declínio que, no entanto, "nada diz sobre o perigo qualitativo", de acordo com Peter Frank.

Além do ataque com caminhão no mercado de Natal da capital, o EI assumiu a responsabilidade em 2016 por um assassinato a facadas em Hamburgo, um atentado a bomba em Ansbach que deixou 15 feridos e matou o agressor, bem como um ataque com machado em um trem na Baviera (5 feridos), cujo autor foi morto a tiros pela polícia.

A Alemanha também enfrenta o terrorismo de extrema direita, com vários tiroteios fatais nos últimos dois anos em Halle, no Yom Kippur, ou Hanau, em fevereiro, tendo como alvo bares shisha.

*Com informações da AFP e Reuters