Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher morre após invasão de manifestantes pró-Trump ao Congresso

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 18h20Atualizada em 06/01/2021 22h01

Ao menos uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas durante invasão de manifestantes pró-Donald Trump ao Capitólio, como é chamado o Congresso nos EUA, ocorrida na tarde de hoje, segundo informações divulgadas pela imprensa americana.

Uma mulher não resistiu aos ferimentos após ser atingida por um projétil. Ela havia sido resgatada em estado crítico. A polícia não soube detalhar as circunstâncias do tiroteio, quem disparou o tiro ou a natureza dos ferimentos da pessoa.

Em vídeo, a mulher —que não teve a identidade revelada— é vista enquanto os paramédicos a levavam em uma maca para fora do Capitólio. O jornal The Washington Post relatou que a polícia informou que a vítima foi atingida por um tiro no ombro.

As autoridades dos EUA prenderam 13 pessoas e confiscaram 5 armas de fogo durante a invasão ao Congresso. A informação foi divulgada pelo chefe da Polícia Metropolitana do Distrito de Colúmbia, Robert J. Contee, e reportada pelo jornal The New York Times.

A invasão ao Congresso

Manifestantes que apoiam Trump invadiram o Congresso americano, que realizava uma sessão para certificar a vitória do presidente eleito Joe Biden. As portas do Congresso foram trancadas, um alerta de emergência acionado e a sessão foi interrompida.

Mike Pence presidia a sessão no Capitólio e deixou o local escoltado. Vários congressistas precisaram deixar o local às pressas.

A polícia jogou spray de pimenta e bombas de gás em alguns manifestantes no objetivo de impedir a tentativa de invasão ao Congresso. Houve confronto também fora do prédio.

Segundo informações da rede de TV americana FOX News, a polícia também encontrou vários pacotes suspeitos em volta do Cannon House Office e da Madison Library of Congress Building, e agiu para esvaziar os prédios e escritórios vizinhos.