Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia desarma explosivo na sede do partido Republicano, em Washington

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 18h32Atualizada em 06/01/2021 21h38

Um explosivo foi encontrado hoje no Comitê Nacional Republicano, a sede do partido em Washington. Segundo informações do New York Times, um esquadrão antibomba foi deslocado para detonar o artefato em segurança.

Outro explosivo também foi localizado próximo ao Comitê Nacional Democrata. O local foi evacuado após a descoberta do artefato, mas ainda não foi identificado, alertam fontes do The New York Times.

Tanto a sede do partido Republicano quanto a sede dos democratas ficam a poucos quarteirões do Capitólio, como é conhecido o prédio do Congresso americano.

Na tarde de hoje, o Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por apoiadores de Donald Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente. As portas do Capitólio chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado.

A polícia usou armas, bombas de gás e spray de pimenta para conter os manifestantes que invadiram o local. A emissora CNN informou que pessoas ficaram feridas durante a confusão. Foram registrados confrontos fora do prédio.

O vice-presidente Mike Pence, que participava da sessão para certificar Joe Biden, foi evacuado do prédio e a votação precisou ser interrompida. Enquanto os manifestantes invadiam o Congresso, o presidente Donald Trump criticou seu vice por "não ter a coragem de fazer o que deveria ser feito para proteger o país".

O presidente Trump vinha pressionando Pence a não certificar a vitória de Biden —ele é o responsável por anunciar o vencedor das eleições, mas já declarou que não tem poder para invalidar os resultados da urna.

Mais cedo, em discurso em frente à Casa Branca, o presidente Donald Trump voltou a pressionar Pence a "cumprir a Constituição" e de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro.

A presidente do Congresso, Nancy Pelosi, comunicou que pretende continuar com a sessão de oficialização na noite de hoje. Em carta aos colegas, a democrata informou: "Em consulta com o líder Hoyer e Whip Clyburn e depois de ligações para o Pentágono, o Departamento de Justiça e o vice-presidente, decidimos que devemos prosseguir esta noite no Capitólio assim que estiver liberado para uso. O líder Hoyer enviará mais orientações mais tarde hoje."