Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglês é preso por aglomeração sem máscara ao distribuir sopas por caridade

Polícia decidiu deter Nick com o uso de algemas, após ele se recusar a pagar multa  - Reprodução/Daily Mail
Polícia decidiu deter Nick com o uso de algemas, após ele se recusar a pagar multa Imagem: Reprodução/Daily Mail

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/02/2021 09h33

Uma boa ação acabou se tornando caso de polícia em uma cidade inglesa, na segunda-feira (25). Nick Smith, de 56 anos, foi detido por distribuir sopa para pessoas carentes nas ruas de Forest Row pois a polícia caracterizou a fila para receber a comida como uma aglomeração, em meio ao período de lockdown no Reino Unido. A ausência de máscaras foi outro problema notado pelas autoridades.

Ao passar pela pista de skate, onde a distribuição estava acontecendo, os policiais notaram que as cerca de 15 pessoas no local não se mantinham a uma distância segura uns dos outros, tampouco usavam máscaras.

Os oficiais, então, decidiram dispersar a aglomeração e aplicaram uma multa no valor de 200 libras (equivalente a R$ 1500) para Nick. O organizador do evento caridoso, no entanto, se recusou a pagar a multa e não passou os dados dele para a polícia, obrigando os oficiais a detê-lo.

Em um vídeo da prisão, um dos agraciados pela doação de Nick crítica os policiais: "Ele é tão perigoso ao ponto de precisar ser algemado? Você não precisa algemá-lo." Outro complementa: "Ele faz uma sopa linda, as pessoas se reuniram apenas para tomar uma xícara dela."

Os policiais contra-argumentaram que o evento era "uma clara violação da legislação do coronavírus". Contudo, de acordo com as orientações do governo britânico, os cidadãos podem sair de casa para "fornecer serviços voluntários ou de caridade", uma vez em que os eventos de caridade não sirvam como motivo para "socialização".

"Por conta da situação atual com quarentenas sem fim, há muita raiva e agressão acontecendo, inclusive entre amigos meus. Então, eu queria fazer algo para mudar isso, algo positivo que fizesse a diferença", explicou Nick ao jornal Daily Mail sobre a ideia de fazer a sopa.

O filantropo, que já chegou a colecionar Ferraris, revelou que tem uma boa relação com a polícia local e que foi liberado da cadeia após concordar em pagar a multa e receber uma intimação por desacato.

Enquanto aguarda o julgamento, Nick segue tratando um câncer de pele descoberto há três anos. Famoso por ter projetado o primeiro parque de skate na Índia, em 2003, ele negou cirurgias e a quimioterapia para combater o melanoma maligno, optando por um tratamento natural.