Topo

Esse conteúdo é antigo

Efeito Canal de Suez? Navio de 80 m encalha de lado em porto inglês

Navio de 80 metros encalha no porto de Littlehampton, na Inglaterra - Reprodução/Facebook
Navio de 80 metros encalha no porto de Littlehampton, na Inglaterra Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/03/2021 09h42

Um navio de 80 m de comprimento, que carregava 2.600 toneladas de pedras para construção, encalhou ontem no estreito do porto de Littlehampton, localizado em West-Sussex, na Inglaterra. O novo acidente, com a embarcação Elise, acontece cerca de uma semana depois que o navio Ever Given, de 400 m, encalhou no Canal de Suez, interditando a navegação local por seis dias.

Os dois casos não se relacionam, mas o navio Elise chegou a interromper as atividades no trecho por algumas horas. Littlehampton é um porto pequeno, mas movimentado, que oferece iates ativos, pesca esportiva e pesca comercial, bem como tráfego comercial.

Na página do Facebook, o porto avisou que o encalhamento era proveniente da soltura de um dos cabos amarrados ao Elise, que fez a popa do barco se deslocar por 30 metros, ficando na posição diagonal e bloqueando o canal.

"Quando a maré baixou e ela se acomodou em seu cais de lama, um de seus cabos de amarração se partiu às 3h30. A popa da embarcação então avançou cerca de 30 metros para dentro do rio antes de parar nos cabos de amarração restantes", informou o porto.

Diferentemente do Ever Given, que afetou diretamente o tráfego marítimo internacional, o Elise não ofereceu danos e a situação rapidamente foi normalizada, apesar de também gerar uma fila de embarcações.

"O rebocador Erica foi despachado para garantir que tudo estivesse estável e a equipe do porto ajudou a colocar mais linhas em terra. A embarcação está atualmente aterrada com segurança em todo o seu comprimento (apenas mais longe do que o normal) com linhas suficientes em terra. Não há evidências de danos à embarcação. Não houve poluição ou ferimentos", explicou.

Segundo o site Marine Traffic, o Elise carregava bandeira de Antígua e Barbuda e tinha chegado da Bélgica.