De dourados gigantes a 'monstro do Ness', peixes bizarros geram curiosidade
Não é raro que a descoberta de criaturas marinhas causem medo ou deslumbramento. Seja em rios ou em mares, peixes "estranhos" acabam ganhando as redes sociais e intrigando os usuários com vídeos e fotos por vezes chocantes.
Reunimos a seguir os encontros com essas criaturas que vão desde inofensivos dourados que cresceram muito além da conta a um peixe-bagre que mais pareceu o "monstro do Lago Ness".
1. Peixe-bola: o peixe das profundezas de Procurando Nemo?
Um raro peixe-bola foi encontrado em uma praia na Califórnia, nos Estados Unidos, no começo de maio. A espécie do peixe foi popularizada pelo filme de animação Procurando Nemo e chamou atenção por aparecer na superfície, bem longe de onde vive, a cerca de 900 metros de profundidade no oceano.
O animal tem uma coloração preta e possui uma característica barbatana dorsal longa, chamada de illicium, localizada acima da boca. Além disso, ele possui uma luz fosforescente, que facilita a atração de presas.
2. O peixe cinza e laranja de 45 kg
Neste mês um "peixe-opah" foi achado em uma praia de Oregon, nos EUA. Raro, ele tinha um metro de comprimento e 45 kg, o que intrigou as autoridades, já que o animal, com metade do corpo laranja e outra metade cinza metálico, nunca tinha aparecido na localidade.
O peixe foi encontrado morto, mas estava muito bem preservado. Especialistas disseram que a causa provável da morte tenha sido por ele estar nadando perto da costa e que sua cor inusitada pode ter relação com as mudanças climáticas.
3. Um saltador de 160 kg
Desta vez no Canadá, pescadores flagraram o momento em que um esturjão salta próximo à embarcação no rio Fraser, em Chilliawack, na Colúmbia Britânica. O peixe media cerca de 2,7 metros de comprimento e pesava incríveis 160 kg, de acordo com projeções. Um vídeo do salto viralizou no TikTok, mas ninguém localizou o peixe, cuja ovas, levemente salgadas e sem aditivos são comercializadas como a iguaria caviar.
4. O novo "Nessie"
Um pescador francês filmou um bagre, mas o que chamou atenção foi sua cauda, que, devido ao tamanho, chegou a ser comparada com "o monstro do Lago Ness". Ele se surpreendeu após fisgar pequenos peixes e, de repente, conseguir pegar o enorme bagre. Não tão incomum, bagres estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártida. Suas maiores espécies estão catalogadas na Austrália, Espanha e Tailândia.
5. Peixes celacantos: se remexem muito
Peixes celacantos, que eram considerados extintos até 1938, tiveram um habitat descoberto por pescadores do Madagascar, no Oceano Índico. Rara de ser encontrada, a espécie tem origem pré-histórica, datada de 420 milhões de anos atrás.
Os pescadores disseram que queriam capturar tubarões, mas, ao jogarem redes, acabaram pegando os "peixes fósseis", como também são conhecidos. O animal pode pesar até 90 quilos. Nos últimos anos, a espécie foi vista apenas algumas vezes, na África do Sul, Indonésia e Tanzânia.
6. Monstrinhos dourados
Os pequenos peixes-dourados de estimação acabaram se transformando em problema ambiental, nos EUA. Ao serem rejeitados e liberados em um lago, eles cresceram em tamanhos consideráveis a ponto de causar desequilíbrio no ecossistema local. Uma cidade do estado de Minnesota chegou a fazer campanha para pedir para que os moradores não soltem seus pets na natureza.
7. Espátula recordista
Grant Rader, de 18 anos, é apenas um iniciante no mundo da pesca e, em sua primeira pescaria no lago Keystone, no estado de Oklahama, nos EUA, quebrou um recorde mundial. Ele estava acompanhado do avô e do pai quando fisgou um peixe-espátula de 74 kg.
O animal foi considerado o maior da espécie já pescado até então e foi devolvido para a água. Mesmo não sendo reconhecido pelo Guinness World Records, o recorde foi confirmado pelo Departamento de Conservação de Vida Selvagem de Oklahama, que destacou o tamanho do peixe: 2,07 metros de comprimento.
8. Vai uma selfie?
Na Austrália, uma fotógrafa se surpreendeu em um mergulho no fundo do mar com a presença de um simpático baiacu. Ela gravava o momento quando notou que o peixe queria fazer parte das filmagens e "tirar uma selfie".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.