Idoso com câncer emociona patinando no gelo aos 77 anos: 'Por que não?'
Um idoso que luta contra duas formas de câncer conquistou o coração dos internautas com o vídeo de sua performance de patinação no gelo. Trata-se de Richard Epstein, de 77 anos, que resolveu se aventurar em um novo hobby como forma de mostrar determinação para vencer as doenças que o afligem.
Richard, que vive em Seattle (EUA) foi diagnosticado com câncer de próstata em estágio 4 em 2020 e vinha lutando contra a leucemia linfática crônica nos últimos dois anos.
O vídeo foi gravado por sua filha, Rebekah Bastian, que há meses acompanha os treinos do pai. Sua mãe compartilhou as imagens de suas últimas aulas com a instrutora nas redes sociais com objetivo de disseminar otimismo entre as pessoas, contou Rebekak em entrevista à FOX TV.
Ela explicou também que Richard chegou patinar no gelo como hobby por quase 10 anos, mas começou a ter aulas profissionais, aprendendo os movimentos da patinação profissional, há cerca de três anos.
"Ele tem uma ideia na cabeça sobre algo novo para aprender ou experimentar e simplesmente faz. 'Por que não aprender?', ele pensa. É o tipo de pessoa que aprende fazendo e não percebe muitas barreiras para si mesmo, o que eu realmente admiro", disse.
Rebekah acrescentou que seu pai gosta de viver o momento, uma mentalidade que se tornou especialmente útil após seu diagnóstico de câncer em 2020.
Atualmente está passando por diferentes tratamentos para o câncer de próstata e a leucemia, mas, de acordo com sua filha, ainda se sente "como ele mesmo". "Ele sempre foi muito bom em estar no momento e em ser feliz pelas coisas que vão bem na vida, e geralmente essas coisas estão diretamente ligadas à sua família", disse ela.
Quando se surpreendeu com o desempenho do pai na pista, Rebekak confessou que se sentiu tentada a compartilhar o vídeo nas redes sociais para transmitir a mensagem de que, apesar da idade e dos problemas, sempre é tempo para se reinventar.
"Eu continuei assistindo isso. E mostrei aos amigos e ao meu marido. Eu chorei de felicidade porque é algo tão bonito em muitos níveis", explicou sua filha. "O que eu compartilhei é o fato de que nunca é tarde para tentar coisas novas ou para começar algo e isso é o que estava realmente brotando dentro de mim ao assistir o vídeo. Aquela sensação de esperança de que sempre podemos aprender coisas novas, porque sempre há novidades. Todos nós poderíamos usar um pouco desse otimismo agora", afirmou ela.
O vídeo da atuação de seu pai se tornou viral e rapidamente atingiu mais de 1 milhão de visualizações no Twitter.
Exemplo de motivação
Richard Epstein era astrofísico antes de se aposentar para se tornar um inventor. Ele abriu sua própria empresa e criou um dispositivo que aproveita a energia eólica sem nenhuma peça móvel. De acordo com Rebekah, ele não é apenas um inovador quando se trata de construir uma nova carreira, mas também um aventureiro.
"Acho que ele tinha cerca de 60 anos quando escalou o Monte Rainier pela primeira vez e única vez, e, em seu 70º aniversário, eu o levei para fazer trapézio voador, o que ele fez. Ele sempre está pronto para uma aventura", relatou a filha.
As aspirações e ambições de seu pai inspiraram Rebekah a criar seu próprio negócio na internet focado no público feminino.
"Meu pai foi inspirador ao me ajudar a abraçar jornadas não lineares e a entender que não há 'caminho certo', e ao me dar confiança para fazer coisas difíceis", disse Rebekah.
Depois de dizer ao pai que seu vídeo se tornou viral na última semana, Richard Epstein simplesmente respondeu: "Que bom. Eu sempre quis ser um atleta famoso!".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.