Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Marca 'Z' estampada em tanques da Rússia é incógnita no ataque à Ucrânia

Exército russo é fotografado na região da Crimeia, próximo à Ucrânia. Os tanques possuem uma marca "Z" estampada - Stringer/AFP
Exército russo é fotografado na região da Crimeia, próximo à Ucrânia. Os tanques possuem uma marca "Z" estampada Imagem: Stringer/AFP

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

26/02/2022 04h00Atualizada em 18/03/2022 15h08

Os tanques de guerra e outros veículos militares da Rússia circulam por regiões da Ucrânia com um símbolo que se assemelha à letra "Z" estampada nas latarias. Os ucranianos estão sob ataque russo desde quinta (24), quando o presidente russo, Vladimir Putin, deu início à investida contra o país.

Especialistas consultados pelo UOL dizem que não há uma explicação fechada sobre o significado do símbolo nos veículos. Nas redes sociais, as imagens geraram especulações.

Possibilidades

A origem do símbolo é incerta e as autoridades russas ainda não se manifestaram sobre o assunto. A hipótese não confirmada mais provável é a de que os símbolos sejam uma forma de diferenciar os tanques russos dos tanques ucranianos, evitando possíveis investidas de soldados contra os próprios colegas.

"A letra 'Z' não existe no alfabeto russo. Pode ser utilizada para evitar fogo amigo, evitar que os tanques sejam bombardeados por aviões russos. Essa letra também pode indicar o quartel ou base que saiu aquele tanque", afirma Andrew Traumann, professor de Relações Internacionais da UniCuritiba e doutor em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná.

Tropa russa na Crimeia, península próxima à Ucrânia - Stringer/AFP - Stringer/AFP
25.fez.2022 - Tropa russa na Crimeia, península próxima à Ucrânia
Imagem: Stringer/AFP

Nas redes sociais, vídeos de tanques russos pelas ruas da Ucrânia mostram o símbolo Z dentro de um quadrado e, em outras imagens, dentro de um triângulo.

Também há comparações dos símbolos com as aeronaves pintadas pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial. Nos ataques dos Aliados contra a Alemanha nazista na região da Normandia (conhecido como "Dia D"), os norte-americanos pintaram seus caças aéreos com listras brancas para que fosse possível diferenciá-los dos inimigos no ar e em terra.

Mas, o professor do departamento de Relações Internacionais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), José Alexandre Altahyde Hage, não acredita que o símbolo seja usado dessa forma.

"O estranho é que o 'Z' é pintado, muitas vezes, na lateral do tanque ou na parte de trás. Se for para identificar um bombardeio, pouco vai ajudar. Para tropa de terras, também teriam de estar perto do tanque [para ver o símbolo]. A hipótese me parece distante. Acredito que seja um código interno das tropas russas", explicou o docente.

No dia 2 de março, o Ministério da Defesa russo publicou no Instagram as explicações para os símbolos. O "Z"é, segundo o governo, "Za pobedu" (pela vitória, em tradução livre). A letra teria se tornado, também, um símbolo dos apoiadores do governo Putin na guerra.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

O conflito

Os militares russos atacaram nesta sexta-feira (25) a capital da Ucrânia, Kiev. Vladimir Putin pede a rendição do governo ucraniano, ao mesmo tempo em que se mostrou aberto a enviar representantes de governos para dialogar com outros países.

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia divulgam ataques e contabilizam mortos, mas os dados não são possíveis de serem checados. Em boletim da última quinta-feira (24) o governo ucraniano afirmou haver ao menos 137 mortos de sua população.