Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Ex-embaixatriz da Ucrânia cobra atitude de Bolsonaro: 'Ajuda humanitária'

Colaboração para o UOL

01/03/2022 14h05Atualizada em 01/03/2022 14h05

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko cobrou, em entrevista ao UOL News hoje, um posicionamento do governo brasileiro a favor dos ucranianos na guerra contra a Rússia. "Não queremos que o Brasil pegue em armas, mande soldado, mas que tenha uma posição mais firme, que ajude a Ucrânia", disse.

Tronenko pede que o presidente Jair Bolsonaro (PL) envie ajuda humanitária à Ucrânia. "A gente acredita que vai ser um aceno de apoio à Ucrânia. Você não está comprando uma briga com os russos. Você está simplesmente entre uma briga de dois amigos e dizendo que ele não está correto", afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse no domingo, durante entrevista coletiva no Guarujá (SP), que o Brasil deve continuar com uma posição neutra em relação aos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. O chefe do Executivo passa o feriado no Forte dos Andradas, no litoral paulista.

A ex-embaixatriz também pede que Bolsonaro ligue para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ou os respectivos ministros das Relações Exteriores entrem em contato.

Governo disponibiliza 2 aviões para brasileiros na Ucrânia

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no sábado que colocou dois aviões à disposição para uma possível missão de retirada de brasileiros do país europeu. Na ocasião, ele disse que 50 brasileiros foram resgatados.

"Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres", escreveu Bolsonaro em seu perfil no Twitter.

Hoje, jogadores brasileiros, familiares e amigos desembarcaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, após deixarem a Ucrânia em meio à guerra envolvendo ucranianos e russos.

Fernando, Pedrinho, Maycon e Dodô, todos do Shakhtar Donetsk, chegaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Já Marlon Santos, também do Shakhtar, e Bruno Ernandes, do Hirnyk-Sport, desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.

Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Fabíola Cidral: