Topo

Esse conteúdo é antigo

Ilusão de ótica ou montagem? Internet tenta explicar o 'cão decapitado'

Imagem do cachorro Bleu confundiu a internet  - Nathan Sievers/Reprodução
Imagem do cachorro Bleu confundiu a internet Imagem: Nathan Sievers/Reprodução

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

08/03/2022 19h01Atualizada em 08/03/2022 19h01

A foto de um cachorro norte-americano publicada nas redes sociais deixou usuários do Reddit confusos. A imagem de Bleu, que é uma mistura de golden retriever com husky siberiano foi postada ontem por Nathan Sievers com a legenda "meu cachorro estava deitado com a cabeça no meio-fio. Ficou parecendo que ele foi decapitado".

Em poucas horas, a postagem tinha alcançado mais de 50 mil curtidas e mais de 600 comentários de usuários com opiniões divididas entre se aquela era uma montagem ou apenas um jogo de ilusão de ótica.

'A cada 500 fotos como essa, postadas na internet, só uma é real", opinou um dos comentaristas. "Precisamos da foto em um ângulo diferente para explicar se essa é uma ilusão", disse outro.

Um usuário do Reddit chegou a desenhar sobre a foto para comprovar que aquela era apenas uma combinação de ângulos.

Desenho explica o que é o chão (ground) e a beira do meio-fio (edge of curb) - Reddit/Reprodução  - Reddit/Reprodução
Desenho explica o que é o chão (ground) e a beira do meio-fio (edge of curb)
Imagem: Reddit/Reprodução

"Isso é apenas uma perspectiva forçada. O meio-fio está alto o suficiente para que o corpo dele fique posicionado atrás, ficando totalmente oculto deste ângulo. Como a cabeça dele está posicionada em um ângulo elevado, isso permite que o corpo fique escondido. Se ele estivesse apenas deitado em uma superfície reta você conseguiria ver o corpo atrás dele", afirmou.

Para tentar comprovar a veracidade da imagem, Nathan, que mora em Baltimore, chegou a postar outras fotos do cachorro (de corpo inteiro) na rede social.

Em conversa com o UOL, ele explicou que a foto foi tirada "por acaso" quando o animal descansava, no fim do domingo (6).

"Na verdade, essa foto foi só um acaso. Estava na casa de uns amigos quando Bleu colocou a cabeça em uma plataforma de concreto e se deitou em uma rampa. Quando eu tirei a foto percebi que tudo que eu conseguia ver era a cabeça dele 'flutuando' ali", explicou Nathan.

Dono de Bleu publicou outra foto para comprovar que o cachorro existe e tem o corpo inteiro - Nathan Sievers/Arquivo pessoal - Nathan Sievers/Arquivo pessoal
Dono de Bleu publicou outra foto para comprovar que o cachorro existe e tem o corpo inteiro
Imagem: Nathan Sievers/Arquivo pessoal

Ele contou que só percebeu o "potencial" da foto quando chegou em casa e viu a imagem novamente. "Nem pensei muito nisso até chegar em casa e perceber que a foto era selvagem!", disse.

Bleu, cujo nome inteiro é Bleuregard Q. Kazoo, em homenagem ao personagem da animação Mansão Foster Para Amigos Imaginários, tem seis anos e foi adotado pelo norte-americano quando tinha apenas 10 meses. Ele é conhecido por ser simpático com outros humanos e tem bom estado de saúde, ao contrário do que a ilusão de ótica mostrou.