Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Casal de idosos enfrenta soldados russos, diz embaixada; assista

Siga o UOL no

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/03/2022 08h52Atualizada em 12/03/2022 10h06

Um casal de idosos desarmados "enfrentou" três soldados russos, após os militares invadirem a residência deles, na Ucrânia, segundo vídeo compartilhado pela Embaixada dos Estados Unidos em Kiev, capital ucraniana.

Vídeos de câmeras de segurança do local mostram a reação dos idosos, que teria ocorrido no último dia 2 de março, sete dias depois do início da invasão russa na Ucrânia.

Hoje, no 17º dia de conflito, as tropas de Vladimir Putin já avançaram mais no território. Até ontem, mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, incluindo 116 mil cidadãos de terceiros países, informou a ONU (Organização das Nações Unidas).

"#HeroisUcranianos: Hoje saudamos este casal de idosos, que enfrentou três soldados russos", escreveu a Embaixada dos Estados Unidos em Kiev, capital da Ucrânia, em uma postagem feita ontem no Twitter.

Os vídeos das câmeras de vigilância mostraram os soldados russos armados e uniformizados arrombando um portão na entrada da casa. É possível ouvir um cachorro latindo em algum lugar próximo e o barulho de uma explosão.

Na sequência, em um ângulo diferente, registrado por outra câmera, os soldados chegam a abrir a porta de uma das residências no terreno invadido. Logo, o casal de idosos aparece, com suéteres azuis, e abordam os militares.

Os idosos parecem gritar com os soldados enquanto surge mais um militar russo no portão da residência. Depois, o casal acompanha os militares até a saída da casa. Após os russos deixarem o local, o casal fecha o portão.

Segundo a Fox News, a mídia ucraniana apontou que o caso aconteceu em Oblast de Mykolaiv, cerca de 130 quilômetros a leste de Odessa, no sul do país.

Na noite de ontem, um forte bombardeio russo foi registrado na cidade de Mykolaiv e o governador regional, Vitaliy Kim, divulgou a informação pelo Telegram.