Vice-ministro da Rússia diz que fala de Biden sobre 3ª Guerra é 'escalada'
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou hoje (12) que a fala do presidente norte-americano, Joe Biden, sobre uma possível Terceira Guerra Mundial representa uma tentativa de escalada dos EUA no conflito na Ucrânia. Para o diplomata, os EUA tentam impor a agenda deles a toda a comunidade internacional. As informações são da TASS, agência de notícias da Rússia.
Ontem, Biden afirmou que um confronto direto da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com a Rússia provocaria a "Terceira Guerra Mundial" e disse que o país tenta evitar a situação. Nos últimos dias, a Rússia e os Estados Unidos vêm trocando acusações.
Quero ser claro: nós defenderemos cada centímetro do território da Otan com todo o poder de uma Otan unida e galvanizada. Mas nós não entraremos numa guerra contra a Rússia na Ucrânia. Um confronto direto entre a Otan e a Rússia é a Terceira Guerra Mundial. E algo que devemos nos esforçar para evitar.
Declaração de Joe Biden, presidente dos EUA
Rebatendo a fala do presidente norte-americano, Ryabkov declarou que o seu país não está realizando medidas que apresentem uma escalada da guerra, mas destacou que isso ocorre do lado dos EUA.
"Estou chamando sua atenção para o fato de que não estamos tomando nenhuma medida, seja verbal — na forma de declarações — ou qualquer outra coisa, que possa ser considerada uma escalada", disse Ryabkov ao canal de televisão Channel One. "Enquanto isso, o alto funcionário dos EUA está falando abertamente sobre o perigo de uma Terceira Guerra Mundial."
E completou: "Esta é uma tentativa de desgastar os nervos, de impor sua agenda a toda a comunidade internacional. (...) Para nós, os objetivos destrutivos desta linha são óbvios".
Para o diplomata russo, os EUA ainda não têm condições de seguir com as negociações da guerra Rússia x Ucrânia.
"Em vez de discutir o tema da segurança europeia, como preservar e fortalecer a arquitetura que se desenvolveu na Europa nas últimas décadas, fomos literalmente obrigados a discutir questões que nada têm a ver com isso. Nós vemos o que isso levou. Este é um erro de cálculo estratégico por parte dos Estados Unidos, seus aliados, clientes e seus satélites."
Biden fala sobre possível confronto entre Rússia e Otan
Em discurso na tarde de hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que um confronto direto da Otan com a Rússia seria a "Terceira Guerra Mundial".
Ele também disse que conversou com outros membros do grupo sobre as sanções impostas ao petróleo russo e que não vai exigir que eles façam o mesmo, mas pediu para que fizessem o possível.
Segundo Biden, não seria realista pedir para que países que dependem completamente do petróleo russo impusessem bloqueios. O presidente norte-americano, no entanto, afirmou que vai tentar ajudar os membros da Otan a achar outras fontes de energia.
Na manhã de ontem, Biden já havia falado publicamente sobre a guerra da Rússia e da Ucrânia, quando anunciou novas sanções. Dessa vez, o presidente afirmou que os EUA vão proibir a importação de produtos tradicionais, incluindo vodka, caviar e diamantes.
Biden comunicou ainda a retirada do status de "país favorecido" da Rússia, que garante que o comércio entre as nações tenha as melhores condições possíveis, como preferência e isenção de impostos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.