Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que Rússia espalha propaganda sobre fim da guerra em 9 de maio

14.mar.22 - Objeto desconhecido provocou a destruição de escadarias de um prédio residencial em Obolon, um bairro em Kiev, e incêndio nos apartamentos do 3º e 4º andar - Serviço de Emergência da Ucrânia/Divulgação
14.mar.22 - Objeto desconhecido provocou a destruição de escadarias de um prédio residencial em Obolon, um bairro em Kiev, e incêndio nos apartamentos do 3º e 4º andar Imagem: Serviço de Emergência da Ucrânia/Divulgação

Colaboração para o UOL

25/03/2022 08h22Atualizada em 25/03/2022 08h24

A Rússia tem dito a seus soldados que a guerra contra a Ucrânia deve terminar até 9 de maio, segundo comunicado divulgado pelas Forças Armadas ucranianas. A informação foi noticiada pela emissora norte-americana Sky News e pelo site ucraniano Pravda.

O exército da Ucrânia diz que há um "trabalho de propaganda constante sendo realizado entre o pessoal das forças armadas da Federação Russa". A data se refere ao "Dia da Vitória", comemorado anualmente com um desfile em Moscou por causa da campanha russa na Segunda Guerra Mundial.

A suposta propaganda aparece em meio a dificuldade da Rússia em manter a guerra contra a Ucrânia. Os russos já perderam até 15 mil soldados em 30 dias de invasão, segundo a Otan.

No último dia 15, já havia sido noticiado que um funcionário do gabinete da Presidência da Ucrânia estimou que a guerra se encerre em maio, enquanto o Kremlin disse não querer fazer previsões.

Oleksy Arestovich, assessor do chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o conflito pode acabar em dois meses, quando os russos devem ficar sem recursos para atacar.

Ao UOL, Tomaz Paoliello, professor de Relações Internacionais da PUC-SP, não relaciona as perdas a um eventual insucesso russo, mas diz que os russos haviam projetado uma invasão rápida, o que não ocorreu.

"Parece que a Rússia tinha projetado uma invasão rápida, que não ocorreu até pela extensão do território na Ucrânia. Mas o alto índice de mortes do exército de Putin não necessariamente é sinal de fracasso na guerra. Essa estratégia de ataque está associada a uma alta taxa de mortalidade".

"O enfrentamento deu grande vantagem aos russos, que têm mais tropas e mais capacidade de bombardeio. Mas a estratégia dos ucranianos foi usar as cidades como escudo, armando a população e voluntários. O temor da Rússia é que a Otan se envolva mais na guerra se houver aumento de danos contra civis", acrescentou.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Bombardeio a teatro em Mariupol pode ter deixado até 300 mortos

O número de mortes no bombardeio russo de 16 de março contra o teatro da cidade ucraniana de Mariupol, onde estavam refugiadas centenas de pessoas, pode chegar a 300, afirmou a prefeitura nesta sexta-feira.

"Testemunhas têm informações de que até 300 pessoas faleceram no teatro de Mariupol após o bombardeio russo. Até o final nos recusamos a acreditar neste horror, queremos acreditar que todos saíram ilesos. Mas os depoimentos de quem estava dentro do prédio no momento do ato terrorista dizem o contrário", escreveu a prefeitura de Mariupol em sua conta no aplicativo Telegram.

As Forças Armadas da Ucrânia disseram que destruíram um grande navio militar da Rússia na noite de ontem no porto de Berdyansk, no sul da Ucrânia. O porto, que havia sido recentemente ocupado por forças russas com várias embarcações militares, foi abalado por uma série de fortes explosões logo após o amanhecer. A Rússia, por sua vez, afirmou que destruiu um depósito militar de combustível do Exército ucraniano próximo a Kiev.