Faixa preta, piloto, músculos: Putin usa imagem de atleta viril como tática
No Ocidente, os adjetivos direcionados a Vladimir Putin costumam ser ditador, genocida, autocrata, especialmente após a invasão da Ucrânia. Na Rússia, no entanto, a máquina de propaganda do governo usa o esporte para manter em alta a popularidade do presidente.
É a chamada "esportokratura", expressão criada pelo francês Lukas Aubin, especialista em geopolítica da Rússia e do esporte da Universidade Paris-Nanterre, que mistura as palavras "esporte", "kratos" (da mitologia grega, poder) e "nomenklatura" (expressão que se refere à elite soviética).
A intenção é criar um sistema político, econômico e também esportivo para "organizar a população, estimular o patriotismo, perenizar o exercício do poder e permitir que o país exista na cena internacional de maneira positiva, ou simplesmente exista", segundo explicou Aubin em entrevista ao jornal O Globo em 2021.
E para criar esse sistema, o presidente russo abusa de fotos em que mostra a sua virilidade, masculinidade e sua expertise em alguns esportes.
No verão de 2010, pilotou um helicóptero dos bombeiros para combater as queimadas que ameaçavam Moscou. Depois, deixou-se fotografar preparando um churrasco, exibiu-se com uma pistola em um estande de tiro ao alvo e posou em roupas esportivas enquanto treinava os músculos do peitoral, na academia.
Além disso, Putin já exibiu-se ao:
- Derrubar adversários num tatame em lutas de judô.
- Examinar os dentes de um urso polar no Ártico
- Examinar um tigre na Sibéria (ambos anestesiados)
- Pilotar um submarino
- Pilotar barco
- Voar em uma espécie de asa delta motorizada
- Posar de rifle em punho (e sem camisa) durante caçada na Sibéria
- Cavalgar e pescar de dorso nu.
Virou meme
Uma das cenas mais clássicas, e que já virou meme em diversas ocasiões, é a foto do líder russo, sem camisa, cavalgando um cavalo. O que não falta é montagem feita a partir dessa cena.
São imagens que trazem a ideia de um presidente forte.
"É um trabalho de imagem pensado e executado pelo Kremlin. E, como a internet ainda é livre na Rússia, se algo escapa ao controle e ofende ou desagrada, o governo russo pune", disse à BBC News Brasil Valerie Sperling, professora da Clark University, em Massachusetts, e autora do livro Sex, Politics and Putin (Sexo, Política e Putin, em tradução livre).
Faixa preta em judô
Um dos exemplos desse uso do esporte como propaganda política por Vladimir Putin é a exposição de sua habilidade no judô. O presidente russo é graduado no oitavo dan da arte marcial, que confere ao judoca faixa preta o direito de usar a chamada faixa coral, composta pelas cores vermelha e branca.
Ele foi graduado em 2012 pela própria Federação Internacional de Judô (FIJ), quando completou 60 anos de idade. O oitavo dan é um dos mais altos do esporte, atrás apenas do novo e décimo dan.
Anos antes, em 2008, Putin lançou um DVD chamado "Aprenda Judô com Vladimir Putin".
Além disso é coautor de um livro que conta a história, a teoria e a prática da arte marcial.
Pela relação com o esporte, Putin foi condecorado com o título de presidente honorário e embaixador da FIJ. No entanto, os títulos foram revogados com o início da Guerra na Ucrânia.
"Diante do conflito de guerra em curso na Ucrânia, a Federação Internacional de Judô anuncia a suspensão dos títulos de Presidente Honorário e Embaixador da Federação Internacional de Judô concedidos ao Senhor Vladimir Putin", diz a breve nota divulgada pela entidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.