Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia causou danos em 90% dos prédios de Sievierodonetsk, diz Zelensky

Do UOL, em São Paulo

30/05/2022 10h22Atualizada em 30/05/2022 11h03

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em seu pronunciamento noturno na noite de ontem que a Rússia causou danos a 90% dos prédios de Sievierodonetsk, o último território da região de Donbass que ainda está sob controle dos ucranianos, que "destruiu a infraestrutura crítica da cidade".

Segundo o presidente, os militares ucranianos estão lutando contra uma incansável barragem de artilharia russa que tem o objetivo de tomar o município.

"Capturar Sievierodonetsk é uma tarefa fundamental para o contingente de ocupação. E eles não se importam com quantas vidas terão que pagar por essa tentativa de hastear a bandeira russa", afirmou Zelensky.

O presidente ucraniano também falou sobre sua visita à cidade de Kharkiv, sua primeira viagem fora da região da capital desde a invasão russa. O município é o segundo maior da Ucrânia depois de Kiev.

"Kharkiv sofreu golpes terríveis dos ocupantes. Prédios de apartamentos pretos e meio arruinados estão voltados para o leste e o norte - de onde a artilharia russa estava disparando, de onde os aviões de combate russos estavam chegando", disse.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Nesse mesmo pronunciamento, Zelensky afirmou ainda que demitiu o chefe dos serviços de segurança de cidade por "não trabalhar na defesa" de Kharkiv desde o início da invasão lançada pela Rússia.

Ofensiva em Sievierodonetsk

As forças russas realizaram hoje uma ação ofensiva nos arredores de Sievierodonetsk. Ao menos dois civis morreram, segundo o serviço de emergências e o governador da região, Sergey Gaidai. "Os russos entraram nos arredores de Sievierodonetsk, mataram dois cidadãos, feriram cinco", disse Gaidai.

De acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia, "o inimigo está fixado nos arredores nordeste e sudeste de Sievierodonetsk". "Para fortalecer o grupo de tropas, ele transferiu munições e equipamentos do território da Federação Russa para certas áreas", disse o relatório de hoje. Segundo Gaidai, a Rússia "usou todas as armas possíveis, usa aeronaves". O Ministério da Defesa da Rússia disse hoje que atacou "veículos aéreos não tripulados ucranianos" na região.