Topo

Esse conteúdo é antigo

Mísseis disparados pela China perto de Taiwan caem no mar do Japão

Do UOL, em São Paulo

04/08/2022 09h51Atualizada em 04/08/2022 12h20

Os mísseis disparados pela China durante exercícios militares perto de Taiwan caíram no mar do Japão, disse hoje a agência de notícias japonesa Kyodo News, citando comunicado do governo.

Segundo a agência, o ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, disse que foi a primeira vez que um míssil balístico pertencente ao exército chinês caiu nessas águas, que fazem parte da zona diplomática exclusiva do país.

De acordo com as informações japonesas, foram cinco os mísseis que caíram no local.

"Esta é uma questão grave que diz respeito à segurança nacional do nosso país e à segurança das pessoas", disse Kishi, caracterizando os disparos como "extremamente coercitivos". O governo japonês também apresentou um protesto diplomático ao governo chinês.

O treinamento militar da China ocorre após a visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, a Taiwan.

A viagem gerou um mal-estar geopolítico, sobretudo para as autoridades chinesas, que viram no movimento de política americana uma espécie de provocação.

Exercício militar é o maior em décadas

Iniciado hoje, esse é o maior exercício militar ao redor de Taiwan em décadas e está sendo interpretado como uma demonstração de força. A China diz que os exercícios são "necessários e justos" ao mesmo tempo que culpou os EUA e seus aliados pela escalada.

O Estreito de Taiwan, com 130 km de largura em seu ponto mais estreito, é uma importante rota marítima internacional. As manobras com munição real devem acontecer até domingo ao meio-dia (horário local), informou a mídia estatal de Pequim.

"Seis grandes áreas ao redor da ilha foram selecionadas para o exercício de combate e, durante este período, navios e aeronaves não poderão entrar nos espaços aéreo e marítimo envolvidos", acrescentou a estatal CCTV.

Exercícios militares da China nos arredores de Taiwan - Hector Retamal/AFP - Hector Retamal/AFP
Exercícios militares da China nos arredores de Taiwan
Imagem: Hector Retamal/AFP

O Ministério da Defesa de Taiwan diz que a China disparou "múltiplos" mísseis balísticos nos arredores da ilha. A pasta condenou o que chamou de "ações irracionais que minam a paz regional".

Autoridades taiwanesas não mencionaram o local exato onde os mísseis caíram ou se sobrevoaram a ilha, mas anunciaram que 27 caças chineses entraram na zona de defesa aérea de Taiwan desde a partida de Pelosi.

Os Estados Unidos classificaram como irresponsáveis as manobras militares e alertaram sobre o perigo da situação sair do controle.

Sempre que um militar participa de uma série de atividades que incluem a possibilidade de testes de mísseis, exercícios de tiro real, ou aviões de combate que cruzam o céu e navios que se movem nos mares, a possibilidade de (que aconteça) algum tipo de incidente é real. Conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan

Sullivan também pediu que a China diminua as tensões com Taiwan. "O que esperamos é que a República Popular da China aja com responsabilidade e evite o tipo de escalada que pode levar a um erro de cálculo no ar ou nos mares.

O ministro de Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, também condenou as manobras militares "agressivas" da China, dizendo que não há justificativa para usar a visita de Pelosi a Taiwan "como pretexto".

"É normal que parlamentares de nossos países viajem internacionalmente", escreveu ele no Twitter.

China cancelou reunião com ministro japonês

Uma reunião que estava planejada para hoje entre os ministros das Relações Exteriores do Japão e da China foi cancelada por Pequim. O encontro ocorreria no Camboja, durante a série de reuniões ministeriais da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

Se não fosse cancelada, a reunião seria a primeira conversa entre os ministros dos dois países em quase dois anos. A China notificou o Japão de seu cancelamento pouco antes do encontro.

Turistas acompanham exercícios militares

Em Pingtan, uma ilha chinesa próxima da área de manobras militares, correspondentes da AFP observaram vários projéteis, seguidos de uma coluna de fumaça branca.

Turistas na ilha de Pingtan, território chinês mais próximo de Taiwan, veem rastro de fumaça de mísseis  - Hector Retamal/AFP - Hector Retamal/AFP
Turistas na ilha de Pingtan, território chinês mais próximo de Taiwan, veem rastro de fumaça de mísseis
Imagem: Hector Retamal/AFP

Os turistas que estavam na praia desta ilha também observaram os disparos.

Pouco antes, helicópteros militares sobrevoaram a zona em direção ao Estreito de Taiwan.