Multidão se reúne em frente a palácio para homenagear Elizabeth 2ª
Britânicos e turistas já se dirigiram hoje a palácios da família real antes mesmo da confirmação oficial de que a rainha Elizabeth 2ª havia morrido. Depois do anúncio, eles se reuniram em locais da realeza para se despedir da monarca. Porém, é no palácio de Buckingham, em Londres — a residência oficial da rainha — que uma multidão se concentra, britânicos ou não (foto acima).
As pessoas tiram fotos, ficam em silêncio, choram do lado de fora e levam flores —algumas foram penduradas nas grades do palácio.
O palácio de Holyroodhouse, na Escócia, também recebeu enlutados com a morte da monarca. Vários britânicos levaram buquês e foram ao local vestindo roupas pretas.
Além das residências oficiais, britânicos e turistas de todo o mundo prestam suas homenagens em praças populares. Em Piccadilly Circus, em Londres, foi projetada uma foto da rainha com as datas de nascimento e morte dela. Por lá, as pessoas também param, tiram fotos da tela e prestam suas homenagens.
A monarca faleceu hoje à tarde no Castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi confirmada nas redes sociais da família real. Elizabeth havia sido colocada em observação médica na quinta-feira (8) e seus familiares imediatos foram informados e viajaram ao local.
Pessoas se mobilizavam antes do anúncio de morte
Nesta quinta, a família foi convocada para ir ao palácio de Balmoral, na Escócia, onde a monarca era acompanhada por uma equipe médica. A confirmação da morte aconteceu no começo da noite (horário de Londres).
"Na sequência de uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha permanece confortável e em Balmoral", disse um porta-voz do palácio de Buckingham pela manhã.
A situação era considerada incomum e indicava a gravidade do estado de saúde da rainha, sendo este o principal chamado para que a família real britânica se desloque ao encontro da monarca.
Antes de uma chuva começar a cair no início da tarde (horário local) na cidade escocesa de Aberdeen, algumas pessoas se dirigiram à entrada do castelo, junto a profissionais de imprensa.
"Todo mundo está muito estressado com isso, nós a temos há 70 anos, então precisamos digerir a coisa toda porque aconteceu de repente", disse Sharon Gove, moradora de Londres, do lado de fora do Palácio de Buckingham.
Os pensamentos da turista norte-americana Lupe Garcia, de 60 anos, também estavam com a família real. "Bem, eu acho muito triste", disse.
Outros simpatizantes levavam flores, enquanto a maioria apenas espiava a movimentação que ocorria do lado de dentro dos portões. Antes do anúncio da morte, as tradicionais cerimônias de troca de guarda no palácio — uma atração turística por si só — já tinham sido suspensas durante o dia.
Na parte da noite, nem mesmo a chuva impediu que uma multidão se reunisse em frente ao palácio de Buckingham para continuar prestando suas homenagens à rainha Elizabeth 2ª.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.