Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido decreta luto até o dia do funeral; Charles fará discurso hoje

Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Charles em evento de homenagem à rainha mãe Elizabeth em maio de 2002. - Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª e príncipe Charles em evento de homenagem à rainha mãe Elizabeth em maio de 2002. Imagem: Getty Images

Do UOL*, em São Paulo

09/09/2022 08h27Atualizada em 09/09/2022 09h47

O governo do Reino Unido anunciou hoje que o período de luto pela morte da rainha Elizabeth 2ª começa hoje e vai durar até o dia do funeral. Já os membros da família e os funcionários da Casa Real ficarão de luto mais sete dias após o sepultamento, de acordo com o Palácio de Buckingham.

O funeral de Estado ainda não tem data marcada, mas a previsão é que aconteça daqui dez dias.

"A família real vai passar por um período separado de luto real, sujeito à vontade do rei", diz a nota do governo, que publicou um documento de cinco páginas com orientações para esses dias.

Durante o luto, as bandeiras em prédios oficiais devem ser hasteadas a meio mastro. Não há obrigação de cancelar ou adiar eventos e disputas esportivas, ou fechar locais de entretenimento. Segundo as instruções, isso ficará a critério individual das organizações.

O rei Charles fará hoje o primeiro discurso aos britânicos às 18h no horário local (14h no horário de Brasília). Elizabeth 2ª morreu ontem, aos 96 anos, na Escócia, após uma série de problemas de saúde.

Aos 73 anos, Charles é o monarca mais velho a assumir o trono do Reino Unido. "Durante este período de luto e mudança, minha família e eu nos sentiremos confortados e apoiados por sabermos do respeito e profundo afeto do qual a rainha gozava", escreveu ele em comunicado.

A monarca vinha sofrendo de "problemas episódicos de mobilidade", de acordo com o Palácio de Buckingham, desde o final do ano passado, fazendo menos aparições públicas. O último compromisso dela foi na terça (6), quando ela oficializou a nomeação de Liz Truss como primeira-ministra.

"A morte de sua Majestade a Rainha é um grande choque para a nação e o mundo", disse Truss do lado de fora do escritório de Downing Street. "Ela era o próprio espírito do Reino Unido, e esse espírito permanecerá".

*Com Reuters e AFP