Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Norte lança novo míssil balístico sobre o Mar do Japão

Míssil balístico disparado pela Coreia do Norte durante teste, em imagem divulgada pela agência oficial norte-coreana KCNA em 10 de outubro de 2021 - KCNA via REUTERS
Míssil balístico disparado pela Coreia do Norte durante teste, em imagem divulgada pela agência oficial norte-coreana KCNA em 10 de outubro de 2021 Imagem: KCNA via REUTERS

Colaboração para o UOL

08/10/2022 19h33

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado no Mar do Japão, chamado de Mar do Leste na Coreia, nas primeiras horas da manhã de domingo (horário local), anunciou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Fontes do governo japonês citadas pela televisão pública NHK relataram o impacto e a Guarda Costeira Japonesa garantiu que não recebeu nenhuma informação de danos causado pelo projétil a qualquer embarcação japonesa. A NHK disse que o projétil parece ter caído fora da zona econômica exclusiva do Japão.

O gabinete do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida confirmou o lançamento no Twitter. "A Coreia do Norte lançou um míssil balístico suspeito. Continuaremos a relatar", informa o post.

O canal NKH da Coreia do Norte interrompeu seu programa para transmitir um discurso de Kim Jong-un, falando sobre o lançamento de um míssil há alguns minutos no Mar do Japão.

O incidente marca o sétimo lançamento desse tipo pela Coreia do Norte desde 25 de setembro, aprofundando preocupações em Tóquio e Washington. O último míssil lançado foi no dia 4.

A NHK acrescentou mais tarde que um segundo míssil pode ter sido disparado, citando fontes do Ministério da Defesa, embora nenhuma informação adicional esteja imediatamente disponível para confirmar a informação.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico não especificado em direção à costa leste, citando o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

Em uma resposta recente aos exercícios militares da Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão na região, o governo de Pyongyang disse que seus últimos testes são uma "medida de autodefesa" contra "ameaças militares diretas" dos Estados Unidos.

O lançamento ocorre depois que Seul e Washington encerraram um exercício naval no dia anterior com a presença do porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan.

(Com Reuters)