Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken fala em 'desespero' de Putin

Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos - Mandel Ngan / via REUTERS
Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos Imagem: Mandel Ngan / via REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/10/2022 21h40Atualizada em 19/10/2022 21h40

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse hoje que a instauração da lei marcial em quatro regiões anexadas da Ucrânia, feitas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, revela por si só o seu "desespero". A declaração foi feita em entrevista ao jornalista George Stephanopoulos no programa "Good Morning America", que será exibida nesta hoje (20).

"Apenas nas últimas semanas, ele tentou mobilizar mais forças. Ele conseguiu essa falsa anexação do território ucraniano", disse em uma prévia da entrevista que foi veiculada. "Agora, ao dizer que ele está declarando a lei marcial em lugares que ele afirma ter pessoas que de alguma forma querem fazer parte da Rússia, isso mostra seu desespero", acrescentou.

As declarações de Blinken acontecem depois que Putin emitiu uma ordem esta semana declarando lei marcial em quatro províncias ucranianas que ele tomou em setembro, que foi amplamente denunciada pela comunidade internacional. O presidente russo também colocou toda a Rússia em vários níveis de "prontidão".

Blinken ainda afirmou durante a entrevista que a invasão da Rússia está se tornando cada vez mais indiscriminada em sua violência.

"Perseguir cada vez mais a população civil na Ucrânia, bombardear indiscriminadamente, atingir até usinas de energia, bombas caindo em escolas, em hospitais - isso é muito próximo", afirmou.