Topo

Titanic: onde e quando o navio afundou? Quantas pessoas morreram?

"Fantasmas do Abismo", documentário de James Cameron, investiga destroços do Titanic - Reprodução
'Fantasmas do Abismo', documentário de James Cameron, investiga destroços do Titanic Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/06/2023 14h10Atualizada em 22/06/2023 22h57

Mais de 111 anos após seu naufrágio, o Titanic voltou ao noticiário após o desaparecimento do submersível Titan, da empresa OceanGate, com cinco ocupantes durante uma expedição para visitar os destroços do navio.

A comunicação com o submersível, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no último domingo (18), duas horas depois do início da descida em direção ao transatlântico. Desde então, equipes de resgate trabalham na busca do aparelho e correm contra o tempo para tentar salvar os passageiros antes que o oxigênio da embarcação acabe.

Onde e quando o Titanic afundou?

O Titanic zarpou do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino à Nova York, nos Estados Unidos, no dia 10 de abril de 1912, uma quarta-feira.

Na manhã de domingo, dia 14 de abril, o transatlântico recebeu a primeira das seis mensagens de advertência que chegariam ao longo do dia sobre um campo de gelo em seu percurso, próximo da ilha de Terra Nova, no Canadá.

Durante a noite, um dos vigias reconheceu a ponta de um iceberg de cerca de 460 metros à frente e avisou a tripulação. Cerca de 30 segundos depois, o Titanic foi atingido pelo bloco de gelo, às 23h40.

Dez minutos após a batida, a água já atingia quatro metros acima da quilha.

Por volta das 2h20 da madrugada de 15 de abril de 1912, o transatlântico se partiu em dois pedaços e, em seguida, desapareceu completamente no Atlântico Norte.

Em 1985, os destroços do Titanic foram encontrados a 650 quilômetros a sudoeste do Canadá, a cerca de 3.800 metros de profundidade.

Quantas pessoas morreram no Titanic?

Das mais de 2.200 pessoas a bordo do navio, 1.514 morreram no naufrágio.

O navio Carpathia, que fazia o trajeto de Nova York à Liverpool e recebeu pelo rádio o pedido de socorro do Titanic, resgatou 710 sobreviventes.

Mesmo mais de um século depois da tragédia, poucos dos 1.514 mortos foram identificados. Um dos motivos para isso, segundo autoridades, é que muitos dos passageiros viajavam no Titanic com nomes falsos.

No cemitério de Fairview, em Halifax, no Canadá, cerca de 100 mortos no naufrágio estão enterrados. Destes, 30 ainda não têm identidade clara definida.

(*) Com infomações de reportagem publicada em 15/04/2022.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informava o texto, os destroços do Titanic foram encontrados a 3.800 metros de profundidade, e não 3.800 quilômetros. O texto foi corrigido.