Conteúdo publicado há 9 meses

Pesquisa mostra Trump com vantagem de 9 pontos sobre Biden e é criticada

Uma pesquisa eleitoral mostra que Donald Trump larga na frente na preferência dos eleitores para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024. O republicano teve 51% das indicações de voto, enquanto o atual presidente Joe Biden, ficou com 42%.

A pesquisa foi publicada conjuntamente pelos veículos Washington Post e ABC no domingo (24), mas sofreu críticas metodológicas por diferir consideravelmente das últimas avaliações divulgadas pela imprensa estadunidense, que mostram os dois possíveis candidatos empatados. O próprio Washington Post ponderou os resultados.

O que diz a pesquisa

Em uma hipotética disputa, Trump estaria 9 pontos a frente de Biden ao se considerar o eleitorado geral. Entre os já registrados para votar, a distância aumenta para 10 pontos.

A disputa ainda não está definida, pois faltam os resultados das primárias dos democratas e dos republicanos, que decide o candidato de cada partido. Biden e Trump são apontados como os favoritos a ganharem, apesar da resistência dos republicanos ao polêmico ex-presidente, réu em 4 processos na justiça até agora.

Biden é desaprovado por 56% dos eleitores, diz pesquisa. Assuntos econômicos questionados aos entrevistados tiveram uma avaliação majoritariamente ruim, incluindo o preço dos alimentos, da energia e o desemprego.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais. Ela foi feita por telefone com 1006 adultos entre 15 e 20 de setembro, com proporções iguais para republicanos e democratas (25%) e 42% de eleitores considerados independentes.

Críticas e pesquisa anteriores

A discrepância dos resultados foi apontada por especialistas em pesquisas eleitorais, como o analista Nate Cohn, do jornal The New York Times. "É realmente muito difícil divulgar resultados atípicos, por isso temos de dar créditos à pesquisa ABC/Post. Mas, quando se publica consecutivamente este tipo de valores, não se pode descartar os resultados", escreveu, citando uma pesquisa anterior também discrepante feita pelos mesmos veículos.

Pesquisa divulgada no começo de agosto pelo The New York Times mostra Biden e Trump empatados. No levantamento, feito em parceria com o Siena College, tanto o democrata quando o republicano aparecem com 43% das intenções de voto cada.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes