Brasileiro em Israel foi a rave e está desaparecido após ataques, diz TV
Parentes e amigos do brasileiro Ranani Glazer aguardam por informações sobre o jovem, desaparecido desde o início dos ataques do grupo radical Hamas contra Israel.
O que aconteceu
Segundo a GloboNews, o jovem de 24 anos acompanhava um festival de música eletrônica no sul de Israel quando os ataques começaram.
Ainda de acordo com a emissora de TV, Glazer estava acompanhado da namorada e de um amigo. Os três conseguiram se abrigar em um bunker.
O abrigo foi bombardeado. A namorada e o amigo conseguiram escapar, mas se perderam de Ranani, que até agora não foi localizado.
Glazer é de Porto Alegre (RS) e vive em Israel há cerca de sete anos, quando se mudou para o país do Oriente Médio para prestar serviço militar. Hoje, ele trabalha em Israel como entregador.
Ele publicou um story no Instagram na festa de música eletrônica. A publicação continha localização e foi feita por volta de 19h de ontem, pelo horário de Brasília.
Conforme a GloboNews, o rapaz também postou um vídeo no momento em que a rave foi atacada e publicou outro, já dentro do abrigo.
Triste ter que estar nessa situação e, não sei... Tipo, tomara que não sejam meus últimos stories
Ranan Glazer, brasileiro desaparecido após ataques do Hamas em Israel
Itamaraty confirma um brasileiro ferido
Segundo o Itamaraty, um brasileiro, cuja identidade não foi revelada, foi ferido e encontra-se hospitalizado. "A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está prestando assistência", informou.
Mais cedo, em entrevista à GloboNews, o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, também afirmou que não tinha informações sobre o paradeiro de Glazer.
Amiga está atrás de informações. No Instagram, Luana Diorio, amiga de Ranani, informou que está atrás de dados sobre onde está o amigo.
O Itamaraty estima que há 14 mil residentes brasileiros residentes em Israel, e 6.000 na Palestina. Segundo a chancelaria brasileira, o governo monitora a situação de 60 brasileiros que estavam perto da zona de conflito.
Ofensiva palestina envolveu disparo de 5.000 foguetes
O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, informou que 5.000 foguetes foram lançados da Faixa de Gaza. O bombardeio deixou cem mortos, segundo as autoridades. Sirenes de alerta de bombardeios soaram no sul e no centro de Israel, inclusive em Jerusalém.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receber"Vários terroristas infiltraram-se no território israelense a partir da Faixa de Gaza", informaram os militares de Israel sobre o ataque de homens armados.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou uma reunião de emergência com autoridades de segurança.
"Estamos em guerra e venceremos", disse o premiê israelense em pronunciamento publicado nas redes sociais. "O inimigo pagará um preço que nunca conheceu", afirmou.
Este é o incidente mais grave desde que Israel e o Hamas travaram uma guerra de 10 dias em 2021.
O ataque ocorre no momento em que Israel marca o festival judaico de Simchat Torá, celebrando a conclusão do ciclo anual de leituras públicas da Torá.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.