Ataque de Israel atinge imprensa no Líbano, e jornalista da Reuters morre
Um bombardeio israelense no sul do Líbano hoje matou um jornalista e deixou outros três profissionais feridos. As explosões atingiram as equipes de reportagem da Reuters e do canal Al Jazeera. As informações foram divulgadas pelos jornais Associated Press e Al-Monitor.
O que aconteceu
A vítima é Issam Abdallah, um cinegrafista da Reuters. Entre os feridos, estão a repórter Carmen Joukhadar e o cinegrafista Elie Brakhya, ambos da Al Jazeera. A identidade e o veículo do terceiro ferido não foram divulgados.
Estamos profundamente tristes de saber que o nosso cinegrafista, Issam Abdallah, foi morto. Estamos buscando mais informações, trabalhando com as autoridades da região e dando apoio à família e aos colegas de trabalho de Issam.
Reuters, em comunicado
Issam Abdallah, a Reuters videographer was killed while working in southern Lebanon on Friday. Issam was part of a Reuters crew in southern Lebanon who was providing a live video signal https://t.co/WZT1GTFUYx pic.twitter.com/AKjjeg7qCU
-- Reuters (@Reuters) October 13, 2023
Imprensa estava bem próxima à área onde houve explosão. O momento estava sendo gravado pela agência de notícias (veja no vídeo abaixo). Pelas imagens, não é possível identificar de onde partiu o ataque.
Ao fundo, é possível ouvir uma mulher e um homem gritando. Em inglês, a mulher pergunta "o que aconteceu?" e diz não conseguir sentir as pernas. Logo depois, também é possível ouvir a voz de um homem.
O que aconteceu? O que aconteceu? O que aconteceu? Não consigo sentir minhas pernas! Não consigo sentir minhas pernas! Meu Deus!
Mulher atingida por explosão
BREAKING: A Reuters camera appears to have been struck by a rocket near the Lebanon-Israel border.
-- Alan (@smokiesvol) October 13, 2023
A woman can be heard shouting, "I can't feel my legs!" pic.twitter.com/F6ROBYioqw
Bombas ao sul do Líbano
Líbano diz que Israel bombardeou cidades na fronteira. Fontes da AFP disseram que o ataque aconteceu após uma "tentativa de infiltração" em Israel. Segundo o Al Manar, o canal do Hezbollah libanês, houve disparos na fronteira após essa ofensiva.
Equipe da CNN também ouviu "projéteis" disparados por Israel. Os correspondentes relataram ter ouvido o som de três projéteis vindos do lado israelense. Depois, foram disparados mais dois. Ao final, ouviram mais quatro projéteis voltando para Israel.
Israel confirma ter respondido à tentativa de invasão. Em comunicado, o Exército israelense disse ter feito disparos de artilharia no território libanês. A "infiltração" foi uma tentativa de romper a barreira fronteiriça perto da cidade libanesa de Alma Al-Shaab.
Bombardeios tiveram como alvo as cidades de Dhayra e Alma al Shaab. Eles também atingiram um posto do Exército libanês em Dhayra, segundo correspondentes e fontes da AFP na região.
Militares israelenses haviam alertado moradores próximos à fronteira. Eles disseram à população que se escondessem em casa e trancassem portas e janelas. O alerta foi feito em Hanita, a 500 metros da fronteira com o Líbano.
(*Com AFP e Reuters)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.