Ataque a tiros deixa ao menos 2 mortos no centro de Bruxelas
Ao menos dois cidadãos suecos morreram após um homem abrir fogo no centro de Bruxelas, nesta segunda-feira (16).
O que aconteceu:
As vítimas são homens suecos, segundo o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo.
De Croo confirmou a informação nas redes sociais e prestou condolências à Suécia. "Acabo de apresentar as minhas sinceras condolências a Ulf Kristersson (primeiro-ministro da Suécia) na sequência do terrível ataque desta noite a cidadãos suecos em Bruxelas. Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos que perderam seus entes queridos. Como parceiros próximos, a luta contra o terrorismo é conjunta", escreveu.
My deepest condolences to the relatives of this cowardly attack in Brussels.
-- Alexander De Croo (@alexanderdecroo) October 16, 2023
I am closely following the situation, together with the Ministers of Justice and Home Affairs from @CrisiscenterBE
We are monitoring the situation and ask the people of Brussels to be vigilant.
O tiroteio ocorreu por volta das 19h15 (horário local, 14h15 em Brasília) no entorno da Place Sainctelette.
O suposto atirador disse em um vídeo que circula nas redes sociais que era membro do Estado Islâmico. O Ministério Público da capital belga disse à AFP que uma investigação foi aberta.
A polícia investiga a possibilidade de ataque terrorista, segundo o jornal Le Soir. "Vivemos pela nossa religião, morremos pela nossa religião, graças a Deus", afirma o suspeito no vídeo. "Graças a Deus, seu irmão Abdesalam vingou os muçulmanos, matei três suecos agora há pouco", acrescenta ele no vídeo. A polícia local, no entanto, confirmou duas mortes.
Serviços de emergência foram até o local e ninguém foi preso até o momento. Em imagens feitas por um morador da área, é possível ver um homem com jaqueta laranja neon e capacete branco, com uma arma na mão, subindo em uma moto e fugindo. A arma seria um rifle AK47.
Rudi Vervoort, ministro da Região de Bruxelas, mencionou no X (ex-Twitter) uma "crise federal" devido a "dimensão terrorista" dos fatos ocorridos nesta segunda-feira na capital belga.
O jogo entre Bélgica e Suécia foi suspenso após os torcedores suecos serem mortos. O primeiro tempo de Bélgica x Suécia ocorreu normalmente e terminou 1 a 1, mas os times não voltaram para a etapa final depois que a notícia da morte dos torcedores suecos se espalhou.
Following a suspected terrorist attack in Brussels this evening, it has been decided, after consultation with the two teams and the local police authorities, that the UEFA EURO 2024 qualifying match between Belgium and Sweden is abandoned. Further communication will be made in?
-- UEFA (@UEFA) October 16, 2023
Com Reuters e Ansa
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.