Cada segundo conta: como míssil hipersônico da Rússia pode ameaçar os EUA

O presidente russo Vladimir Putin determinou ontem (18) o início de patrulhas de caças no Mar Mediterrâneo, onde estão os dois porta-aviões enviados pelos EUA para apoiar Israel na guerra contra o grupo extremista Hamas.

As aeronaves escolhidas para o monitoramento são do modelo MiG-31 e elas estão armadas com os mísseis hipersônicos "Kinzhal", também chamados de Kinjal - que significa "adaga" em russo.

Isso não é uma ameaça. Baseadas nas minhas instruções, as Forças Aeroespaciais Russas irão começar patrulhas de forma permanente na zona de espaço aéreo neutro sobre o mar Negro, e os MiG-31 estarão armados com sistemas Kinjal. Eu enfatizo que isso não é uma ameaça, mas vamos exercer controle visual, controle com armas sobre o que está acontecendo no Mar Mediterrâneo.
Putin em declaração feita em Pequim

Como são caças e mísseis hipersônicos russos?

Caça russo MiG-31, com o míssil hipersônico Kinzhal, faz exibição de voo em maio de 2018, em Moscou; em março de 2022, foi usado para atacar a Ucrânia
Caça russo MiG-31, com o míssil hipersônico Kinzhal, faz exibição de voo em maio de 2018, em Moscou; em março de 2022, foi usado para atacar a Ucrânia Imagem: AFP

É um dos principais caças russos. Sucessor do MiG-25, o MiG-31 teve seu voo inaugural em setembro de 1975 e entrou em serviço em 1982, segundo o site Military Today. Até hoje é uma das principais aeronaves da Rússia.

Uso fora da Rússia. Além de inúmeros caças MiG-31 estarem em serviço pela Rússia, o Cazaquistão também dispõe de algumas unidades da aeronave, conforme o site Air Force Technology.

Equipado com Kinjal. O caça usa mísseis, como o Kinjal, para abater aeronaves inimigas a longas distâncias. Armas como essa são quase impossíveis de serem captadas por radar devido às suas características de voo, como alta velocidade e baixa altitude.

Mais rápido do que o som. Um míssil hipersônico tem esse nome por viajar a uma velocidade maior que a do som. A viagem de uma arma dessa potência alcança aproximadamente cinco vezes a velocidade do som — cerca de 6.100 km/h. Um Kinjal, especificamente, é capaz de alcançar uma velocidade de até 12.350 km/h.

Continua após a publicidade

Alcance de 2.000 km. Diferentemente de mísseis comuns, que seguem uma rota pré-definida antes do disparo, o hipersônico pode realizar manobras durante o trajeto. O Kinzhal especificamente ainda pode transportar uma ogiva nuclear.

Engana os radares. Outra característica de combate desse tipo de arma é sua capacidade de "burlar" os radares. O míssil hipersônico é tão rápido que forma um tipo de nuvem de plasma na frente do seu trajeto, por conta da pressão do ar. Essa massa absorve as ondas de rádio, tornando-o praticamente invisível para os radares ativos.

Tempo de reação. Para se ter uma ideia, os sistemas mais avançados de detecção de mísseis dos EUA, por exemplo, precisam de até dez segundos para conseguir tomar uma ação frente a um ataque. Nesse pouquíssimo tempo, um míssil hipersônico já teria percorrido 20 quilômetros no território em direção ao seu alvo.

Uso na guerra da Ucrânia. O Ministério da Defesa Russo afirmou ter usado o míssil hipersônico Kinjal na guerra contra a Ucrânia em março do ano passado. A arma teria destruído um depósito subterrâneo de armas, além de armazenamentos de combustíveis ucranianos.

*Com conteúdo de reportagens publicadas em 21/03/2022 e 24/02/2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.