Esse conteúdo é antigo

Terceiro comboio de ajuda humanitária entra na Faixa de Gaza

Terceiro comboio de ajuda humanitária entrou na região da Faixa de Gaza vindo do Egito, informa a agência de notícias AFP.

O que aconteceu

Um terceiro comboio de caminhões levando ajuda humanitária entrou em Gaza por meio da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. O caso foi registrado por correspondentes da AFP. Mais de 10 veículos cruzaram a via de acesso.

Ainda não foi confirmada a quantidade de caminhões neste terceiro comboio, nem o que exatamente está sendo transportado desta vez. Até então, já haviam entrado em Gaza 31 caminhões de ajuda humanitária, 14 no primeiro comboio e 17 no segundo.

Ontem, a agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA) informou que combustível não estava entre os suprimentos enviados para Gaza.

A agência argumenta que combustível é tão urgente quanto água e comida. De acordo com a ONU, o combustível é necessário para que seja possível distribuir os outros itens de ajuda e para manter hospitais e usinas de dessalinização de água funcionando.

Fluxo contínuo de ajuda humanitária para Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concordaram em manter um fluxo contínuo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

"Haverá, a partir de agora, um fluxo contínuo para Gaza dessa assistência crucial" para a população palestina, ressaltou a Presidência americana. A nota foi publicada após um segundo comboio de caminhões entrar em Gaza a partir do Egito neste domingo.

Ainda não foi divulgado como isso seria feito.

Continua após a publicidade

Autoridades da ONU afirmam que seriam necessários cerca de 100 caminhões por dia para atender às necessidades essenciais de Gaza, que abriga 2,3 milhões de pessoas e onde os estoques de alimentos, água e combustível estão acabando.

*Com informações da AFP e da Reuters

Deixe seu comentário

Só para assinantes