Conteúdo publicado há 3 meses

Avião com repatriados de Gaza segue para Brasília após parada técnica em PE

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com 32 brasileiros e parentes que saíram da Faixa de Gaza aterrissou às 20h21 (horário de Brasília) na Base Aérea do Recife para uma parada técnica. A aeronave decolou rumo a Brasília às 21h07.

O que aconteceu

Em solo brasileiro, o grupo desembarcou rapidamente enquanto o avião era reabastecido e retornou à aeronave às 21h.

Do Recife, os repatriados seguem para Brasília, onde serão recepcionados pelo presidente Lula (PT). A previsão da chegada é 23h30 (horário de Brasília).

Avião com repatriados de Gaza chega ao Recife e faz parada técnica
Avião com repatriados de Gaza chega ao Recife e faz parada técnica Imagem: @hasan.rabee/13.nov.2023-Instagram

A aeronave já havia parado em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, às 17h20 da hora local (14h20 em Brasília). O VC-2 (Embraer 190) partiu primeiramente do Cairo, no Egito.

Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da FAB, antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil.

No total, o avião transporta 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da zona de conflito no Oriente Médio.

O governo está em contato com as famílias das pessoas que chegarão nesta segunda. Nos casos de não haver parentes, serão buscadas lideranças da comunidade palestina no país. Também haverá abrigos a disposição.

Continua após a publicidade

Ainda não há uma segunda lista oficial para resgatar brasileiros de Gaza. Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, outras pessoas manifestaram interesse em sair do território, mas não confirmaram.

Grupo formado por 32 brasileiros embarcou em avião da FAB na manhã desta segunda-feira (13); expectativa é de que eles cheguem a Brasília às 23h30 desta segunda
Grupo formado por 32 brasileiros embarcou em avião da FAB na manhã desta segunda-feira (13); expectativa é de que eles cheguem a Brasília às 23h30 desta segunda Imagem: @hasan.rabee/13.nov.2023-Instagram

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes