Conteúdo publicado há 5 meses

Israel x Hamas: reféns serão soltos ainda hoje após 'obstáculos', diz Qatar

O governo do Qatar afirmou que civis serão soltos ainda hoje após "obstáculos" na negociação do acordo entre Israel e Hamas serem resolvidos.

O que aconteceu

Serão soltos 13 israelenses e 7 estrangeiros detidos em Gaza, além de 39 prisioneiros palestinos. A informação foi compartilhada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Qatar, Majed Al Ansari.

Os libertados das prisões israelitas incluem 33 crianças e 6 mulheres, enquanto os libertados de Gaza incluem 8 crianças e 5 mulheres, além de 7 estrangeiros
Majed Al Ansari, ministro do Qatar

O porta-voz também agradeceu aos governos do Egito e dos Estados Unidos. Ele citou "esforços conjuntos que removeram os obstáculos à implementação dos termos do acordo para hoje".

Israel chegou a ameaçar interromper o cessar-fogo caso o acordo não fosse retomado.

O impasse entre Hamas e Israel

O acordo previa a libertação de ao menos 13 israelenses às 11h (horário de Brasília) — 16h no horário local.

Depois de mais de três horas de atraso, o Hamas anunciou que decidiu adiar a soltura. O grupo extremista exigiu que Israel permita a entrada de caminhões de ajuda humanitária pelo norte de Gaza.

Continua após a publicidade

A acusação de que Israel viola os termos do acordo foi negada pelo governo de Benjamin Netanyahu. Em seguida, a ameça israelense de encerrar o cessar-fogo foi endereçada ao grupo extremista por meio da mídia local.

O acordo prevê que ao menos 50 reféns sejam trocados por 150 prisioneiros palestinos, durante quatro dias de trégua iniciados ontem (24).

A volta para casa

Os primeiros reféns libertados pelo Hamas chegaram ontem (24) a Israel, 49 dias após o início do conflito. O grupo foi colocado em ambulâncias da Cruz Vermelha com destino a Khan Younis, no sul de Gaza, para realizarem a passagem para o Egito.

Um veículo da Cruz Vermelha leva reféns do Hamas para a fronteira de Rafah após acordo de libertação em 24 de novembro de 2023
Um veículo da Cruz Vermelha leva reféns do Hamas para a fronteira de Rafah após acordo de libertação em 24 de novembro de 2023 Imagem: IBRAHEEM ABU MUSTAFA/REUTERS

Continua após a publicidade

Os reféns libertados foram levados para hospitais. O Soroka Medical Center, o Schneider Children's Medical Center, o Shamir Medical e o Wolfson Medical Center estavam preparados para receber os 24 reféns, segundo informou o jornal Times Of Israel.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está "empenhado em devolver todos". "Este é um dos objetivos da guerra e estamos empenhados em alcançar todos os objetivos da guerra", afirmou.

O líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o grupo vai cumprir os termos da trégua, "desde que Israel faça o mesmo".

As Forças de Defesa israelenses publicaram nas redes sociais um vídeo mostrando instalações preparadas para receber cidadãos sequestrados pelo Hamas. Eles receberão atendimento médico e psicológico e poderão ligar para suas famílias.

Imagens também mostram brinquedos que serão oferecidos às crianças. A expectativa é que haja muitas delas no grupo.

Brinquedos em instalações para reféns libertados em Israel
Brinquedos em instalações para reféns libertados em Israel Imagem: 24.nov.2023-Reprodução/IDF
Continua após a publicidade

Ajuda humanitária em Gaza

Mais de 200 caminhões já entraram na Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo, segundo informações do jornal The Times of Israel. Alguns deles levam combustível e gás de cozinha para organizações de ajuda humanitária da ONU.

Deixe seu comentário

Só para assinantes