Venezuela x Guiana: 'América do Sul não precisa de confusão', diz Lula
O presidente Lula defendeu hoje o que chamou de "bom senso" no conflito entre a Venezuela e a Guiana. Ele falou à imprensa antes de deixar Dubai, onde participou da COP28, para embarcar para Berlim, na Alemanha.
O que aconteceu
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ignorou decisão da Corte Internacional de Justiça e manteve para hoje um referendo sobre a anexação de parte da Guiana.
Lula disse que a decisão do referendo deverá ser favorável à Venezuela."Provavelmente o referendo vai dar o que o Maduro quer. Vamos ver o que vai dar", disse Lula.
O presidente venezuelano compartilhou recentemente um vídeo nas redes sociais ensinando a população como votar a favor do referendo.
Lula foi questionado por um jornalista se não temia uma guerra por causa do conflito entre Venezuela e Guiana. "Quem não tem medo de guerra, cara? Toda vez que vejo aquela coisa explodindo na Faixa de Gaza, fico imaginando que fosse na minha cabeça".
O que Lula disse
A América do Sul não está precisando agora de confusão. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado da Guiana.
A humanidade deveria ter medo de guerra. Só faz guerra quando falta bom senso. Quando o poder da palavra se exauriu por fragilidade dos conversadores. Vale mais a pena uma conversa do que uma guerra.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.