Conteúdo publicado há 5 meses

Médicos retiram mais de 300 pedras de rim de jovem de 20 anos em Taiwan

Médicos em Taiwan removeram mais de 300 pedras do rim de uma mulher que diz ter deixado de beber água há vários anos.

O que se sabe

Mulher procurou ajuda médica após ter febre intensa e dores na região da cintura. A jovem de 20 anos, identificada nos relatórios médicos como Xiao Yu, compareceu ao Centro Médico Chi Mei em Tainan, na região sul de Taiwan, na sexta-feira (8).

Quando questionada sobre sua condição, ela disse aos médicos que quase não toma água. Ela contou que se hidrata com chás açucarados, suco de frutas e bebidas alcoólicas, há anos. Isso resultou em desidratação crônica e acúmulo de minerais nos rins.

Após exames preliminares, os médicos perceberam que o rim direito da mulher estava gravemente inchado e fizeram uma radiografia para determinar a causa. Eles ficaram surpresos ao descobrir que o órgão continha mais de 300 pedras, variando entre 0,5 e 2 centímetros.

Após um procedimento de duas horas chamado nefrolitotomia percutânea, os médicos removeram a enorme quantidade de pedras de seu rim, que, segundo o cirurgião-chefe, Lin Caiyang, pareciam pequeninos pães cozidos no vapor. Ela recebeu alta dias depois, segundo apurou o jornal Taiwan News.

Caiyang listou a genética, a baixa ingestão de água e a dieta diária como os fatores mais importantes para a formação de cálculos renais, informou o jornal local ETtoday.

Deixe seu comentário

Só para assinantes