Lula promete nova doação a agência da ONU para refugiados palestinos

O presidente Lula afirmou que o Brasil vai fornecer recursos para o fundo de refugiados agência da ONU de ajuda aos refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês).

O que aconteceu

A doação vai na contramão de países europeus, do Japão e dos Estados Unidos. Lula criticou o corte da ajuda dada pelos "países ricos" após denúncia de que funcionários da UNRWA tinham envolvimento com o Hamas no ataque a Israel.

Investigação não pode parar as denúncias. "As recentes denúncias precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisar [as doações]. Refugiados palestinos na Jordânia, Síria e Líbano também ficaram desamparados", defendeu Lula.

O presidente não deu detalhes sobre quais recursos serão dados à agência. Ele pediu, porém, que outros países reforçassem ou mantivessem as contribuições que já são dadas à UNRWA.

É preciso por fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punições coletivas. Meu governo fará um novo aporte de recursos. Também exaltamos os países a manter e reforçar suas contribuições.
Presidente Lula, em fala no Conselho de Representantes da Liga dos Estados Árabes

Entenda situação envolvendo agência da ONU

Funcionários da UNRWA foram acusados de envolvimento com o Hamas no ataque a Israel. Eles foram demitidos no fim de janeiro, e a ONU disse ter aberto uma investigação para "estabelecer a verdade" o quanto antes.

Governo israelense pediu fim das atividades da agência em Gaza. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse querer que a UNRWA interrompa suas atividades no território palestino ao fim da guerra.

Crise amplia tensão entre o governo de Israel e a cúpula da ONU. A entidade é acusada desde o começo da guerra de não agir "de forma suficiente" contra o Hamas. Em 7 de outubro, combatentes do grupo extremista mataram 1.140 israelenses e sequestraram outros 250.

Continua após a publicidade

Em resposta, Israel iniciou uma ofensiva na Faixa de Gaza. Os contínuos ataques à região já causaram mais de 28 mil mortes, segundo o último boletim do Ministério da Saúde da Palestina, divulgado hoje.

Noruega declarou que vai continuar a financiar agência. "Apoio internacional à Palestina é mais necessário do que nunca", disse o escritório de representação norueguesa na Palestina nas redes sociais. "Precisamos distinguir o que indivíduos podem ter feito do que a UNRWA faz. A organização [...] tem um papel crucial de distribuir ajuda, salvar vidas e resguardar necessidades e direitos básicos".

Críticas a Israel

Horas antes da Cúpula, o presidente afirmou que "não há explicação" para o comportamento de Israel na guerra. Ele deu a declaração à imprensa ao lado do presidente egípcio Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

Lula também disse que "não haverá paz sem criação do Estado palestino". Após deixar o Egito, o presidente deve se encontrar com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em viagem à Etiópia.

O presidente também criticou o enfraquecimento da ONU. Ele afirmou que a organização "não pode fazer nada a não ser pedir paz pela imprensa".

Deixe seu comentário

Só para assinantes