Biden afirma que Putin é 'responsável' pela morte de Navalny
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se disse "indignado" com a morte do opositor russo Alexei Navalny.
O que aconteceu
Biden afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, "é responsável" pela morte de Navalny. O presidente dos EUA disse também que ele era uma "poderosa voz da verdade", em discurso na Casa Branca.
"[Navalny] enfrentou corajosamente a corrupção, a violência e todas as coisas ruins que o governo Putin estava fazendo. Em resposta, Putin o envenenou, prendeu-o e o processou por crimes fabricados", disse Biden.
O presidente norte-americano também disse que há dúvidas sobre a morte súbita de Navalny. "Não sabemos exatamente o que aconteceu", disse Biden.
"Mas não há dúvida de que a morte de Navalny foi consequência de algo que Putin e seus capangas fizeram", concluiu.
Não se engane: Putin é o responsável pela morte de Navalny. Putin é o responsável. O que aconteceu a Navalny é mais uma prova da brutalidade de Putin. Ninguém deveria ser enganado
Joe Biden, presidente dos EUA
Morte de Navalny
O principal crítico do presidente Putin morreu na prisão. A causa da morte de Navalny não foi divulgada.
Ele estava preso sob acusação de "extremismo" no distrito autônomo de Yamal-Nenets. A informação da morte foi confirmada na manhã desta sexta-feira (16).
"O preso A.A.Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada e quase imediatamente perdeu a consciência na colônia correcional nº 3, em 16 de fevereiro", informaram as autoridades russas, em nota encaminhada à imprensa.
'Foi morto por Putin', diz Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou Putin durante uma coletiva de imprensa na Alemanha, ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz. "Obviamente foi morto por Putin, como milhares de outros torturados por causa dessa pessoa", escreveu.
Putin não se importa com quem morre, desde que ele mantenha sua posição. E é por isso que ele não deve manter nada. Putin deve perder tudo, ele não pode manter nada e deve ser responsabilizado pelo que fez
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
Deixe seu comentário