Conteúdo publicado há 1 mês

Trump, agora elegível: 'Você não pode tirar alguém porque um opositor quer'

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou hoje a Suprema Corte americana por rejeitar uma decisão judicial que havia tirado o republicano das urnas no Colorado. Trump agora está elegível e voltará a aparecer nas primárias do estado como pré-candidato.

O que aconteceu

Trump agradeceu à Suprema Corte pela decisão 'unânime'. O ex-presidente classificou os votos dos juízes como "muito importantes" e muito bem elaborados e disse que a decisão é um grande passo para "unir" os EUA". Para Trump, os magistrados trabalharam duro, e o caso será falado "daqui a 100, 200 anos".

Não se tira alguém da disputa porque um opositor quer, disse. "Os eleitores podem tirar uma pessoa [da disputa] muito rapidamente, mas um tribunal não deveria fazer isso", declarou Trump, sem citar nomes. A decisão da Suprema Corte acontece às vésperas da "Super Terça", quando 15 estados — incluindo o Colorado — farão primárias para as eleições presidenciais de novembro,

Republicano já havia comemorado a decisão em uma rede social. Em publicação no Truth Social, Trump escreveu: "Grande vitória para os EUA!" (veja abaixo).

Trump é o principal candidato à indicação republicana nas próximas eleições. O ex-presidente busca vencer as primárias para disputar as eleições de 5 de novembro pelos republicanos. Sua única rival restante na briga pela indicação do partido é a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley.

Foi uma decisão muito importante, muito bem elaborada. (...) Você não pode tirar alguém de uma disputa porque um adversário gostaria que fosse assim. (...) Não dá para tirar alguém da disputa. Os eleitores podem tirar uma pessoa muito rapidamente, mas um tribunal não deveria fazer isso.
Donald Trump, em discurso transmitido ao vivo

Entenda o caso

Decisão do Colorado poderia ter excluído Trump das primárias. A decisão de 19 de dezembro se baseava no suposto envolvimento do ex-presidente com a invasão ao Capitólio, sede do Congresso americano, em 6 de janeiro de 2021. Para o Tribunal do Colorado, Trump participou de uma insurreição por incitar e apoiar o ataque por parte de seus apoiadores.

Continua após a publicidade

Para a Suprema Corte, porém, decisão do Colorado 'não se sustenta'. Por unanimidade, o Tribunal — de maioria conservadora — decidiu rejeitar a sentença anterior. Na prática, isso significa que Trump, o favorito para a indicação republicana, pode aparecer nas cédulas do Colorado. "Todos os nove membros concordam com este resultado", acrescentaram.

Entendimento vale também para outros estados. Mas não houve unanimidade quanto ao alcance da decisão: nesta votação, o placar foi de 5 a 4. A vitória apertada garante que Trump possa disputar as primárias nos outros estados. O ex-presidente também havia sido barrado no Maine e em Illinois, mas essas decisões foram suspensas enquanto se aguardava a análise da Suprema Corte sobre o Colorado.

(*Com AFP e Reuters)

Deixe seu comentário

Só para assinantes