Quem é a menina apontada como sucessora de Kim Jong-un na Coreia do Norte

O governo da Coreia do Sul disse acreditar que o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pode ter escolhido sua filha, Kim Ju-ae, como sucessora no comando do país.

A possibilidade foi reforçada após a imprensa norte-coreana chamar a garota de "hyangdo" — "grande guia" —, um título reservado aos principais líderes da nação.

Quem é Kim Ju-ae

A Coreia do Norte nunca detalhou informações oficiais sobre a menina, ainda que ela tenha aparecido publicamente com o pai.

Acredita-se que Kim Ju-ae seja a filha mais velha de Kim Jong-un. A idade dela é incerta, especulada entre 10 e 13 anos.

A Coreia do Sul chegou a informar em um primeiro momento que o líder norte-coreano e sua esposa Ri tiveram seu primeiro filho, um menino, em 2010, e que Ju-ae era a segunda filha. Mas no ano passado, o governo sul-coreano afirmou que era "incapaz de confirmar" a existência do filho.

Ju-ae é vista ao lado do pai em eventos oficiais desde 2022. Ela já o acompanhou em testes de mísseis, manobras militares, visitas a fábricas e, mais recentemente, a um exercício de paraquedistas.

Altos funcionários do regime já apareceram se curvando diante da garota, descrita por vezes como "estrela da manhã da Coreia" e "criança amada".

Ela já apareceu com uma parka branca e um longo casaco preto com gola forrada de pele, sugerindo um senso de moda semelhante ao de sua mãe, Ri Sol-ju.

Jong-un quer demonstrar que pretende manter a linhagem de sua família no controle do Estado pelas próximas gerações, concluiu a inteligência da Coreia do Sul.

Continua após a publicidade

Antes dele, seu pai e seu avô já foram ditadores da Coreia do Norte, e Kim Ju-ae seria a quarta da família no comando do país.

Já analistas dizem que supor que Kim Ju-ae irá assumir a posição de seu pai seria tirar conclusões precipitadas, pois isso implicaria uma mudança inédita nos costumes de uma sociedade dominada por homens. Como o noticiário norte-coreano se baseia muitas vezes em informações da rival Coreia do Sul, as informações tem de ser levadas com algum grau de desconfiança.

A árvore genealógica

Kim Jong-un herdou o poder em 2011, após a morte de seu pai Kim Jong-il, que assumiu o comando do país em 1994, após a morte de seu pai, Kim Il-sung, fundador da Coreia Norte.

Seu meio-irmão mais velho, Kim Jong-nam, era cogitado para a sucessão em 2011, mas além de ser um filho de Kim Jong-il tido fora do casamento, enfureceu seu pai em 2001 ao ser preso em um aeroporto em Tóquio viajando com um passaporte falso da República Dominicana e aparentemente planejando visitar a Disneylândia.

Em fevereiro de 2017, Kim Jong-nam foi assassinado no aeroporto de Kuala Lumpur com a substância química VX. Duas mulheres foram detidas como executoras do assassinato, mas posteriormente foram liberadas.

Continua após a publicidade

Especula-se que Kim Jong-nam era informante da CIA, mas a relação nunca foi oficialmente confirmada.

Deixe seu comentário

Só para assinantes