Petro, Lula, papa Francisco e mais: lista de quem Milei já atacou cresce

O governo da Colômbia ordenou a expulsão de diplomatas da embaixada da Argentina em Bogotá após Javier Milei chamar o presidente colombiano Gustavo Petro de "assassino terrorista".

Não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista.
Javier Milei em entrevista ao Oppenheimer Presenta, da CNN

Quem mais Milei já atacou?

Petro

No mais recente de seus ataques, Milei chamou Gustavo Petro de "assassino terrorista". Declaração foi feita durante entrevista à CNN espanhola. Antes disso, o argentino já havia ofendido o presidente colombiano em outras ocasiões.

Em janeiro, Milei chamou Petro de "comunista assassino" e afirmou que, por causa dele, a Colômbia estava destruída. As declarações do presidente argentino ocorreram durante entrevista à jornalista colombiana-americana Patricia Janiot —o vídeo foi divulgado em seu canal.

Lula

Em outubro do ano passado, Milei definiu Lula (PT) como "um comunista furioso" e acusou o presidente brasileiro de tomar "ações diretas contra a sua candidatura". "A casta vermelha treme. Muitos comunistas nervosos e com ações diretas contra mim e meu espaço. A liberdade avança! Viva a liberdade, caralh*!", escreveu Milei em seu perfil no X, o antigo Twitter.

Antes disso, Lula já havia sido alvo do argentino diversas outras vezes. Inclusive, o brasileiro foi chamado pelo argentino de socialista com "vocação totalitária".

Andrés Manuel López Obrador

Continua após a publicidade

Na mesma entrevista em que chamou Petro de "assassino terrorista", Milei se referiu ao presidente do México como "ignorante". Ao ser questionado sobre as críticas que havia recebido de Andrés Manuel López Obrador, ele respondeu: "É um elogio que uma pessoa ignorante como López Obrador fale mal de mim, isso me exalta". Em ocasiões anteriores, Milei referiu-se a López Obrador como "patético" e "nojento".

Papa Francisco

Milei já se referiu ao papa Francisco como "comunista" e "imbecil que defende a justiça social". No entanto, após atacar o pontífice nas eleições e depois encontrá-lo no Vaticano, o presidente da Argentina afirmou que "reconsiderou algumas posições" em relação ao religioso.

Lali Espósito

Uma das artistas mais populares da Argentina, a cantora e atriz Lali Espósito passou a ser insultada por Milei nas redes sociais. O presidente acusa a famosa de "viver do Estado" e de "roubar comida a crianças pobres" por ter se apresentado uma vez em um festival financiado com dinheiro público.

E quem são os apoiadores?

Enquanto isso, presidentes sul-americanos de direita seguem apoiando Milei. É o caso do uruguaio Luis Lacalle Pou, do paraguaio Santiago Peña e do equatoriano Daniel Noboa, que compareceram à posse do argentino em dezembro do ano passado.

Continua após a publicidade

A posse do argentino marcou, inclusive, o retorno de Jair Bolsonaro (PL) em um grande ato político desde que perdeu a eleição para o presidente Lula (PT), no ano passado, e foi condenado à inelegibilidade pelos próximos oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico. O ex-presidente segue demonstrando apoio a Milei.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán é outro que já demonstrou apoio e também está no eixo de governos de direita que se apoiam mundialmente

Deixe seu comentário

Só para assinantes