Poderoso e destruidor, canhão enviado à Ucrânia faz mil disparos por minuto

O supercanhão Oerlikon Revolver Gun Mk3 foi enviado pela Alemanha às Forças Aéreas da Ucrânia. Com alcance de até 4 mil metros, o canhão é capaz de fazer até mil disparos por minuto.

O que aconteceu

A defesa ucraniana recebeu o supercanhão alemão. As forças aéreas da Ucrânia têm uma nova arma para ser utilizada na guerra contra a Rússia: o supercanhão Oerlikon Revolver Gun Mk3. Fabricado e enviado pela alemã Rheinmetall, a arma é controlada de forma remota e sua capacidade de ataque pode ser utilizada em diferentes missões, por exemplo, o abate de alvos aéreos como drones e mísseis.

Imagens do supercanhão na Ucrânia foram divulgadas pela primeira vez. Em comemoração aos 20 anos da Força Área Ucraniana, o Oerlikon Revolver Gun Mk3 aparece camuflado e com o canhão em movimento.

O supercanhão e seus recursos

Rastreador de radar e sensor eletro-óptico. Segundo o site oficial da Rheinmetall, o Oerlikon Revolver Gun Mk3 é uma arma de defesa aérea de alta precisão. A estrutura do canhão de 35mm conta com rastreador de radar, sendo capaz de receber e processar dados de radares de busca 3D ou 2D. De acordo com as informações oficiais, o padrão de busca do radar faz com que a chegada ao alvo seja rápida. Outro recurso presente no supercanhão é o sensor eletro-óptico, que permite a identificação visual dos alvos.

Oerlikon Revolver Gun Mk3 camuflado em operação na Ucrânia
Oerlikon Revolver Gun Mk3 camuflado em operação na Ucrânia Imagem: Reprodução/Ukraine's Air Force/Defende Industry Europe

Canhão pode ser supervisionado de diferentes formas. Além de ser comandado pelo centro de controle, o Oerlikon Revolver Gun Mk3 também pode ser manuseado de forma remota via console, que tem capacidade para controlar até oito armas. O Oerlikon Revolver Gun Mk3 pode ser implantado em caminhões e em plataformas marítimas, se tornando uma arma móvel e autônoma.

Alto poder de alcance. O supercanhão tem um potencial de alcance de combate de 4 mil metros e sistema C-RAM, capaz de detectar e/ou destruir ameaças aéreas antes que elas atinjam seus alvos.

Mil tiros por minuto. A capacidade do Oerlikon Revolver Gun Mk3 é impressionante: a arma consegue disparar mil vezes por minuto. Já no modo rápido de disparo único, são 200 tiros por minuto. Segundo o site da Rheinmetall, a arma carrega munição suficiente para 252 rodadas de tiro.

Continua após a publicidade

Velocidade dos tiros também surpreende. Os tiros feitos pelo canhão principal podem chegar a até 1,075 metro/segundo.

Fácil transporte e adaptação. A base do supercanhão é feita em uma plataforma compatível com contêineres e tem pés retráteis, facilitando o transporte e a colocação da arma no campo de combate.

Tecnologia aumenta poder de defesa

Ajuda internacional marca a guerra contra a Rússia. A Rheinmetall tem auxiliado o governo ucraniano com o envio de armamentos pesados, em uma iniciativa do governo alemão para modernizar e fortalecer as armas disponíveis na Ucrânia para o combate.

Sistema Skynex. O sistema de defesa aérea da Rheinmetall implantado na Ucrânia faz parte do pacote de ajuda alemã ao país aliado e consiste em quatro canhões de 35mm, um posto de controle e uma estação de radar para detecção de alvos, de acordo com o portal da Indústria de Defesa da Europa. Ainda segundo o portal, cada canhão tem seu próprio sistema óptico e sua própria estação de rastreamento. Dois sistemas do Skynex destinados à Ucrânia teriam custado ao governo alemão 182 milhões de euros (mais de R$ 1 bilhão na cotação atual).

Oerlikon Revolver Gun Mk3 em cima de caminhão. A arma é de fácil transporte e pode ser adaptada em plataformas móveis e até mesmo marítimas
Oerlikon Revolver Gun Mk3 em cima de caminhão. A arma é de fácil transporte e pode ser adaptada em plataformas móveis e até mesmo marítimas Imagem: Reprodução/Army Recognition Group
Continua após a publicidade

Skynex é utilizado para proteção do espaço aéreo ucraniano. Segundo a Indústria de Defesa da Europa, os radares dos canhões são responsáveis pela detecção inicial de possíveis ameaças aéreas, orientando a direção do canhão e buscando uma cobertura de defesa mais abrangente.

Putin teria planejado assassinar CEO da Rheinmetall. De acordo com a agência de notícias DW, os serviços de inteligência dos Estados Unidos descobriram, em julho deste ano, um suposto plano do presidente russo Vladimir Putin para assassinar Armin Papperger como retaliação pelo fornecimento de armamentos à Ucrânia. O governo russo reagiu às acusações e negou qualquer tipo de planejamento do tipo.

Conflito começou em 2022. A guerra entre Rússia e Ucrânia teve início em fevereiro de 2022, após a invasão do território ucraniano pelos russos. No início de agosto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou a chegada de caças F-16, fabricados nos Estados Unidos, para fortalecer o sistema defensivo da Ucrânia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes