Conteúdo publicado há 1 mês

Novas pesquisas eleitorais dos EUA mostram Kamala pouco à frente de Trump

Nas pesquisas eleitorais publicadas nesta semana, Kamala Harris e Donald Trump aparecem empatados tecnicamente ou com margens pequenas de vantagem. O resultado indica que a vice-presidente está se consolidando como uma boa opção aos olhos dos eleitores, demonstrando popularidade suficiente para enfrentar Trump nas urnas.

O que aconteceu

Pesquisas analisam voto popular e não levam em consideração o sistema de colégio eleitoral. Nos Estados Unidos, o presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados. Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes (delegados) para ser eleito, e o número de representantes é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada Estado. Dessa forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares não será necessariamente eleito.

Morning Consult

Kamala tem 48% das intenções de voto, contra 44% de Trump. Vantagem de Kamala é recorde em sua campanha e a maior que um democrata apresentou sobre Trump em quase um ano. A pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de agosto com 11.265 pessoas, e a margem de erro é de um ponto percentual.

42% dos que se consideram sem partido vão votar em Kamala. Enquanto isso, 37% do mesmo grupo preferem Trump. 11% deles vão votar em outro candidato e 10% não sabem ou não tem opinião.

Mudança de votos desde última eleição é baixa. Das pessoas que votaram em Joe Biden em 2020, 4% resolveram votar em Trump nestas eleições. Entre os que votaram no republicano em 2020, 5% dizem ter mudado seu voto para Kamala.

Activote

Candidatos estão "essencialmente empatados"; Trump e Kamala estão com 50% das intenções de votos. O número representa um crescimento desde a última pesquisa, em que Kamala apresentou 48,7% das intenções, contra 51,3% de Trump. Os pesquisadores entrevistaram 1.000 eleitores entre 30 de julho e 6 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Mulheres preferem Kamala, enquanto homens preferem Trump. Segundo a Activote, 57% das entrevistadas vai votar em Kamala, enquanto 43% prefere o republicano. Com o eleitorado masculino, ocorre o contrário: 58% quer Trump presidente, enquanto 42% quer Kamala Harris.

61% do eleitorado rural vai votar em Trump. Kamala Harris tem mais força em áreas urbanas: 60% dos habitantes de grandes cidades vão votar nela, contra 40% que votam em Trump.

Continua após a publicidade

YouGov/The Economist

Kamala tem 45% das intenções de voto, enquanto Trump marca 43%. 1.413 pessoas foram ouvidas entre 4 e 6 de agosto, e a margem de erro é de 3,3 pontos percentuais, o que faz os candidatos estarem tecnicamente empatados. Ambos caíram em um ponto percentual desde a pesquisa da última semana.

Democrata tem 75% das intenções de voto entre negros. Kamala Harris também ganha entre pessoas de 18 a 29 anos (58% contra 27%) e entre os eleitores hispânicos (51% contra 36%). Já Trump tem vantagem entre pessoas brancas (51% contra 39%).

Mais da metade dos entrevistados não conhece vice de Kamala. 65% dos entrevistados responderam que não conhecem Tim Walz, apontado como vice de Kamala Harris para disputar as eleições. Entretanto, 21% dos entrevistados tem posição favorável sobre ele, enquanto 15% mantém posição desfavorável.

Preços e inflação são principais preocupações dos americanos. 24% dos entrevistados consideram essa questão como importante. Em seguida, aparecem outras como imigração (11%), trabalhos e economia (10%), saúde (10%) e aborto (9%).

SurveyUSA

Kamala marca 48% das intenções de voto contra 45% de Trump. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, e a pesquisa foi realizada entre 2 e 5 de agosto com 1.000 pessoas.

Continua após a publicidade

Trump só tem vantagem no público feminino com mulheres brancas. Segundo a pesquisa, Trump está em 2 pontos percentuais a frente de Kamala no voto de mulheres brancas, enquanto perde no voto de mulheres negras (vantagem de 74% para Kamala), latinas (vantagem de 46% para Kamala) e asiáticas (vantagem de 30% para Kamala).

Harris tem vantagem de 15% entre pessoas formadas em universidades. Já Donald Trump ganha por 9 pontos percentuais entre aqueles que só tem ensino médio e por um ponto percentual entre aqueles que foram a alguma universidade, mas não concluíram.

Marist College/NPR, PBS News

Kamala e Trump estão tecnicamente empatados. Enquanto a democrata marcou 51% das intenções de voto, o republicano atingiu a marca de 48%. Entretanto, como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, não se pode dizer que Kamala está na frente. Entre os dias 1 e 4 de agosto, 1.513 pessoas foram entrevistadas.

Eleitores se dividem entre quem eles acham que será eleito. Apesar de suas opiniões políticas, 48% dos entrevistados acham que Kamala vai vencer e 48% acham que Trump será presidente outra vez.

56% dos americanos acreditam que Kamala pode lidar melhor com questão do aborto. Em contrapartida, 41% dos entrevistados acredita que Trump pode gestar melhor o problema.

Continua após a publicidade

Hart Research Associates/Public Opinion Strategies/CNBC

Trump aparece empatado virtualmente com Kamala, por margem de 3 pontos percentuais. Entre as 1.001 pessoas entrevistadas entre 31 de julho e 4 de agosto, Trump registrou 48% das intenções de voto, contra 46% das intenções de voto de Kamala Harris.

Americanos não conhecem políticas econômicas de Kamala. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados sabe o que Trump propõe na área econômica, enquanto apenas 35% sabem as ideias de Kamala Harris para o setor.

Harris tem vantagem entre preocupados com aborto e saúde. Dos eleitores que se preocupam com aborto, Kamala tem vantagem de 22%. Entre os que tem saúde como maior preocupação, a democrata tem vantagem de 12%.

TIPP Insights/Issues & Insights

Kamala e Trump estão "pescoço com pescoço", diz pesquisa. Dos 1.326 entrevistados, 46% responderam que votariam em Kamala Harris, enquanto 45% disseram que votariam em Donald Trump. As entrevistas foram realizadas entre 31 de julho e 2 de agosto, e a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais.

Continua após a publicidade

Americanos acreditam que seus vizinhos vão votar em Trump. Entre os entrevistados, 45% acreditam que seus vizinhos vão votar no candidato republicano, número que se manteve estagnado em 43% até o mês de julho. Apenas 36% dos entrevistados acreditam que seus vizinhos devem votar em Kamala Harris.

Candidatos estão empatados em "swing states". Ambos marcaram 47% das intenções de votos nos estados que não costumam ter um candidato favorito.

Ipsos

Kamala mantém vantagem pequena contra Trump. Entre os 1.372 entrevistados, 42% disseram que votariam em Kamala Harris, enquanto 37% disseram preferir Donald Trump. A pesquisa foi realizada entre 2 e 7 de agosto, e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Entre indecisos e eleitores que vão votar em outros candidatos, 47% preferem Trump. Além disso, 35% dos entrevistados desse grupo votariam em Kamala, e 17% pularam a pergunta.

Trump é associado com "patriota" e "esquisito". Questionados sobre palavras e frases que mais representam Kamala, entrevistados associaram a democrata a "inteligente" e "moral".

Deixe seu comentário

Só para assinantes