Kamala Harris foca no discurso do 'eu' e tenta desqualificar Trump

Esta é a newsletter TixaNews - Eleições Americanas. Inscreva-se para receber gratuitamente no seu email de segunda a sexta.

Nada de piadinhas. Nada de Beyoncé ou Taylor Swift. Kamala chegou ontem na Convenção Nacional Democrata para discursar toda trabalhada no modo "comandante em chefe" e patriota.

"EU garantirei que a América sempre tenha a força de combate mais forte e letal do mundo."

"EU me encontrei com o presidente Zelensky para avisá-lo sobre o plano da Rússia de invadir."

"EU sempre defenderei o direito de Israel de se defender, e sempre garantirei que Israel tenha a capacidade de se defender. Ao mesmo tempo, o que aconteceu em Gaza nos últimos 10 meses é devastador."

"EU e o presidente Biden estamos trabalhando para acabar com esta guerra, para que Israel esteja seguro, os reféns sejam libertados, o sofrimento em Gaza acabe e o povo palestino possa exercer seu direito à dignidade, segurança, liberdade e autodeterminação."

"EU nunca hesitarei em tomar qualquer ação necessária para defender nossas forças e nossos interesses contra o Irã e os terroristas apoiados pelo Irã."

"EU não vou me aconchegar a tiranos e ditadores como Kim Jong-un, que estão torcendo por Trump."

Continua após a publicidade

Sim, ladies and gentlemen, Kamala não brincou. Antes dela chegar ao palco, uma penca de gente do rolê militar discursou para atestar que Kamala já é uma comandante em chefe. Teve piloto de combate, ex-diretor da CIA e secretário de defesa, veterano de guerra no Iraque?

Todos os detalhes pensados antes

Até a roupa que Kamala escolheu dizia que ela não estava ali para fazer gracinha de uma campanha alegre. Pela tela do celular, parecia um terno preto. Algumas fotos mostram que era um terno azul marinho bem escuro. Mas não há dúvidas do recado que quis passar: eu sou séria, poderosa, sei o que estou fazendo, vem na minha, eu posso lidar com qualquer guerra.

Quando ela adentrou o salão, a galera não parava de ovacioná-la. Ela riu e riu de novo e em seguida usou essa para que todos se calassem: Temos negócios a tratar. Sim, negócios. Tô te dizendo que ela não foi lá para brincar, darling.

Só digo que o Trump apanhou mais do que gato em desenho animado antigo (alô, Dani). Kamala o tratou como uma séria ameaça à democracia e mais uma vez o Projeto 2025 estava no discurso.

1. ELE tentou jogar fora seus votos.

Continua após a publicidade

2. ELE enviou uma multidão armada ao Capitólio dos EUA, onde eles agrediram policiais.

3. ELE foi considerado culpado de fraude por um júri de americanos comuns.

4. ELE foi considerado responsável por cometer abuso sexual.

5. ELE quer libertar extremistas violentos que agrediram os policiais no Capitólio.

6. ELE quer prender jornalistas, oponentes políticos e qualquer um que ele veja como inimigo.

7. ELE quer mobilizar nossas forças armadas ativas contra nossos próprios cidadãos.

Continua após a publicidade

8. ELE tentou cortar a Previdência Social e o Medicare.

9. ELE tentou se livrar do Affordable Care Act, quando as companhias de seguro podiam negar pessoas com condições pré-existentes.

10. ELE quer eliminar o Departamento de Educação que financia nossas escolas públicas.

11. ELE quer acabar com programas como o Head Start, que fornece pré-escola e creche para nossas crianças.

12. ELE é um homem pouco sério. Mas as consequências de colocar Donald Trump de volta na Casa Branca são extremamente sérias.

13. ELE não luta de fato pela classe média.

Continua após a publicidade

14. ELE luta por si mesmo e por seus amigos bilionários.

15. ELE pretende promulgar um imposto nacional sobre vendas, chame-o de imposto Trump, que aumentaria os preços para famílias de classe média em quase US$ 4.000 por ano.

16. ELE ordenou que seus aliados no Congresso matassem o acordo de fronteira que foi fechado entre democratas e republicanos porque isso prejudicaria sua campanha.

17. ELE é fácil de manipular com bajulação e favores, por isso ditadores e autocratas estão torcendo pelo Trump.

18. ELE escolheu a dedo membros da Suprema Corte dos EUA para tirar a liberdade reprodutiva.

19. ELE planeja criar um coordenador nacional antiaborto e forçar os estados a relatar abortos espontâneos e induzidos por mulheres.

Continua após a publicidade

20. "Simplificando, eles estão loucos."

E acreditem em mim, tudo isso daí em um discurso de menos de 40 minutos. O Trump teve a chance de fazer isso na sua própria convenção, mas decidiu abandonar o teleprompter e ficar divagando por uma hora e meia. Todo mundo dormiu.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes