Biden diz que inocentes em Israel e Gaza estão 'passando por inferno'
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comparou o sofrimento de famílias de reféns israelenses com as de palestinos na Faixa de Gaza durante discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (24).
O que aconteceu
'Mundo não pode esquecer dos horrores do 7 de outubro', afirmou o presidente. Biden foi aplaudido ao pedir um cessar-fogo e uma solução entre os "dois lados" da guerra.
"É o momento das partes finalizarem seus termos, trazerem os reféns para casa e garantirem segurança de Israel e de Gaza, livres do Hamas", disse.
Presidente dos EUA também disse que "não podemos relaxar" sobre guerra na Ucrânia. Biden afirmou que "a guerra de Putin falhou" e disse que a Otan está "mais forte do que nunca", mas pediu que os membros das Nações Unidas não abandonassem o país liderado por Volodymyr Zelenski.
Biden lembrou conflitos anteriores para dizer que "as coisas podem melhorar". Líder norte-americano ressaltou que Estados Unidos e Vietnã, que viveram uma das guerras mais longas, hoje têm relações comerciais. Ele também citou a "paz histórica" firmada entre Israel e Egito.
Povo importa mais que poder, diz Biden
Este é o último discurso de Biden como líder dos EUA na assembleia. Ele falou sobre desistir da reeleição e disse que era a hora de deixar "novas lideranças" tomarem a política.
Por mais que eu ame esse emprego, eu amo meu país mais. Há coisas mais importantes do que permanecer no poder. O povo importa mais
Joe Biden
Biden falou após o presidente Lula, representante do Brasil, tradicionalmente a primeira nação a falar. O evento foi aberto pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirmou que "o Líbano não pode virar nova Gaza".
Mais de mil e duzentas pessoas foram mortas, incluindo 46 americanos, em suas casas e em um festival de música. Atos desprezíveis de violência sexual foram cometidos, 250 inocentes foram levados como reféns. Eu sinto por eles, estou de luto com as famílias deles. Eles estão passando por um inferno. Civis inocentes em Gaza também estão passando por um inferno. Milhares mortos, incluindo membros da Otan. Muitas famílias foram deslocadas. Eles nunca pediram por essa guerra que o Hamas começou.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em Assembleia das Nações Unidas
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.