Eleições dos EUA: quais estados já fecharam e quando saem os próximos?
As eleições nos Estados Unidos tiveram algumas urnas fechadas às 20h, horário de Brasília. Diferentemente do Brasil, onde há um horário unificado para o fechamento das urnas, nos EUA cada estado define seus próprios horários. Donald Trump e Kamala Harris estão na disputa pela presidência, buscando o apoio dos eleitores. Siga abaixo a apuração em tempo real com o estados que já fecharam:
Que horas fecham as urnas nos EUA?
As urnas fecham em horários escalonados, variando conforme o estado. Kentucky e Indiana têm previsão de fechamento às 20h, enquanto o Alasca será o último a encerrar a votação, com fechamento marcado para 3h da manhã, no horário de Brasília.
- 20h - Kentucky e Indiana (partes do estado)
- 21h - Geórgia, Vermont e Virgínia
- 21h30 - Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental
- 22h - Flórida, Pensilvânia, Massachussets e outros (maioria)
- 23h - Arizona, Iowa, Michigan, Nova York, Texas, Wisconsin e outros
- 0h - Montana, Nevada e Utah
- 1h - Califórnia, Oregon, Idaho e estado de Washington
- 2h - Havaí
- 3h - Alasca
Quando os resultados serão divulgados?
O vencedor das eleições americanas deve ser conhecido nos próximos dias. Devido à grande variedade de eleitores e ao processo de contagem dos votos por correio, os estados divulgam os resultados em ritmos diferentes, impossibilitando a definição de uma data exata para a apuração completa.
Estados como Flórida, Idaho, Oregon, Alabama, Havaí, Montana, New Hampshire, Vermont, Tennessee, Oklahoma e Carolina do Sul devem revelar seus resultados ainda nesta terça-feira (5). Em 2020, a Flórida, onde Trump vota, conseguiu apurar 99% das urnas poucas horas após o fechamento dos centros de votação, e espera-se que esse desempenho se mantenha em 2024.
No entanto, os estados cruciais para determinar o resultado das eleições não deverão concluir a contagem de votos hoje. De acordo com o New York Times, a Geórgia e a Carolina do Norte são dois dos sete estados principais que têm a expectativa de contar os votos mais rapidamente.
Ainda assim, a contagem dos votos por correio e as cédulas de eleitores com "votações especiais" — como os afetados pelo furacão Helene — podem atrasar o processo.
Nos estados considerados decisivos, Nevada e Arizona são os que terão a contagem mais demorada. Em Nevada, quase metade dos eleitores escolheu o voto por correio, o que requer mais tempo para apuração. Já no Arizona, o condado de Maricopa, o maior do estado, estima que a contagem total dos votos pode levar até 13 dias, segundo o NYT.
Nesta terça-feira, não há previsão de finalização da contagem para Wisconsin, Michigan e Pensilvânia. A legislação na Pensilvânia proíbe o início da contagem antes do dia da eleição, o que naturalmente estende o processo. Wisconsin espera concluir a apuração até quarta-feira, enquanto Michigan projeta contabilizar metade dos votos até a madrugada.
Entre os estados que tendem a demorar mais estão Califórnia, Nova York, Washington e Utah. Na Califórnia, o estado mais populoso do país, a apuração foi finalizada apenas um mês após as eleições de 2020, e essa tendência de lentidão deve se repetir neste ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.