Quando acaba a apuração das eleições dos EUA? Veja previsão do resultado
Nesta terça-feira, 5 de novembro, ocorre nos Estados Unidos a escolha do próximo presidente, com Kamala Harris e Donald Trump na disputa. A apuração começa na noite de terça-feira, mas pode levar dias para ser concluída.
Espera-se que uma projeção do resultado seja divulgada pela imprensa no domingo. No entanto, o vencedor oficial só é divulgado em dezembro, após contagem oficial dos delegados.
Como ocorre a apuração?
O tempo de apuração nos EUA é variável. Em 2016, a vitória de Trump foi anunciada na manhã seguinte. Em 2020, a contagem durou cinco dias até que Biden fosse declarado vencedor, em razão da alta competitividade e do volume de votos.
A forma como os eleitores votam impacta a rapidez da contagem. Nos EUA, é possível votar no dia da eleição, de forma antecipada ou pelo correio. Quando o volume de votos por correio é grande, o processo de contagem tende a ser mais demorado.
Divulgação dos resultados
Normalmente, o vencedor é projetado na noite da eleição, mas o Colégio Eleitoral só oficializa o resultado em dezembro, quando os delegados se reúnem para confirmar os votos.
Após essa confirmação, o Congresso dos EUA certifica o resultado em janeiro, durante uma sessão conjunta. A posse do novo presidente ocorre no dia 20 de janeiro, marcando o início do mandato.
Colégio Eleitoral
Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito diretamente pelo voto popular. Em vez disso, os candidatos competem para garantir a maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral, sendo 270 votos o necessário para vencer.
Somente Maine e Nebraska têm uma divisão parcial dos delegados conforme o voto dos distritos.
Por que isso ocorre?
Um candidato pode ganhar a presidência no Colégio Eleitoral mesmo com menos votos populares, pois cada estado possui um número de delegados proporcional à sua população, o que torna alguns estados mais decisivos.
Esse foi o caso em 2016, quando Trump venceu a eleição com menos votos populares que Hillary Clinton, ao conquistar estados importantes como a Pensilvânia e o Texas.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberEm caso de empate, a Câmara dos Deputados decide o vencedor, com cada estado tendo direito a um voto. Esse sistema foi acionado apenas duas vezes na história.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.