Morre Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, aos 100 anos
O 39° presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, morreu hoje (29), aos 100 anos. Ele foi o presidente norte-americano que viveu por mais tempo.
O que aconteceu
Jimmy Carter morreu em casa, na cidade de Plains. A informação foi confirmada primeiro ao jornal The Washington Post por um dos filhos do ex-presidente. James E. Carter III, conhecido como Chip, não revelou a causa da morte. Ele deixou quatro filhos, 11 netos e 14 bisnetos.
Ex-presidente morreu "cercado pela família". O Centro Carter, fundado pelo ex-presidente, emitiu um comunicado na sequência para informar que haverá cerimônias públicas em Atlanta e Washington, e um evento reservado em Plains, na Georgia.
Ele recebia cuidados paliativos desde fevereiro de 2023. À época, o anúncio informou que Carter "decidiu passar seu tempo restante em casa com sua família e receber cuidados paliativos em vez de mais intervenções médicas".
Carter tratou câncer de pele, que se espalhou para o fígado e o cérebro. Ele anunciou o diagnóstico de um melanoma agressivo em agosto de 2015, já com metástases nos dois órgãos. Em dezembro do mesmo ano, Carter informou não ter mais focos da doença devido a um tratamento experimental, mas voltou a ter problemas de saúde a partir de 2019.
Nobel da Paz e presidente entre 1977 e 1981
Carter foi Nobel da Paz em 2002. Ele recebeu o prêmio por suas "décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para promover a democracia e os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social."
Presidiu os EUA entre 1977 e 1981. Durante seu governo, Carter enfrentou crises de energia, inflação alta e mediou conflitos internacionais importantes, como a guerra entre Israel e Egito, a crise dos reféns no Irã e negociações sobre uso de armas atômicas com a União Soviética.
Carter foi o primeiro presidente americano a visitar a Coreia do Norte. O ex-presidente dos EUA encontrou o então presidente da Coreia do Norte, Kim Sung-Il, em junho de 1994. Ele viajou em nome do governo de Bill Clinton para negociar as políticas nucleares do país.
Aos 95 anos, construiu casas como voluntário. Carter ajudava a ONG "Houses for Humanity" (Casas por Humanidade, em inglês) e construía residências de baixo custo, mesmo com idade avançada.
Neto avisou sobre o estado de saúde do ex-presidente. Jason Carter afirmou em 14 de maio que seu avô estava "chegando ao fim", mas que "ainda estava lá". Jimmy Carter estava há um ano e meio internado em um asilo.
Esposa morreu em 2023. Rosalynn Carter, que esteve casada com Jimmy por 77 anos, morreu em novembro do ano passado. Sua saúde estava debilitada, e não conseguira se recuperar de uma infecção urinária. Ela tinha demência.
*Com informações da Reuters.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.