A 1ª fazenda flutuante do mundo, em operação na Holanda
Uma nova iniciativa está testando formas de produzir alimentos em um mundo afetado pelas mudanças climáticas. A fazenda flutuante atracada perto do porto de Roterdã, na Holanda, abriga 32 vacas.
A embarcação tem três níveis. No porão, são cultivadas frutas para saborizar os produtos lácteos, que são processados no andar intermediário. Os animais ficam no nível superior, sob painéis solares —e seus excrementos são transformados em fertilizante natural.
As vacas comem feno, restos de alimentos de restaurantes da cidade e grama cortada de campos de futebol. Máquinas ficam a cargo da alimentação, ordenha e higienização.
"Estamos buscando locais que possam se adaptar à mudanças climáticas", diz o fazendeiro Peter Van Wingerden. "Não importante o quanto chova ou quanto o mar se eleve, continuaremos a produzir alimentos essenciais e saudáveis."
Mas o verdadeiro teste da iniciativa será seu sucesso comercial. Se for bem-sucedida, poderá ser usada em outras cidades suscetíveis a inundações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.